O Randox Health Grand National foi cancelado na última medida implementada pelas autoridades locais para limitar a propagação do coronavírus no Reino Unido.
Em um anúncio em seu site, o Jockey Club afirmou que “não é mais apropriado organizar o evento” devido ao vírus. De acordo com as novas orientações de saúde pública do governo do Reino Unido, é necessário evitar o contato social e interromper viagens não essenciais.
Suspensão do Grand National
O festival de corridas de cavalos, que seria realizado entre 2 e 4 de abril, não será remarcado para outra data, com a temporada National Hunt terminando no final de abril.
Sally Dudgeon, a administradora sênior do Jockey Club, disse: “O Randox Health Grand National ocorreria em apenas três semanas e é muito claro para nós que não será possível que o evento ocorra. A saúde pública deve vir em primeiro lugar”.
Ela ainda acrescentou: “Estávamos trabalhando em um plano para realizar o Grand National a portas fechadas, dada a sua importância para a indústria das corridas e além, mas após as novas medidas do governo confirmadas esta noite para ajudar a combater o surto de coronavírus, essa não é uma opção viável”.
Na segunda-feira, a British Horseracing Authority havia estabelecido planos para sediar todos os eventos de corridas de cavalos do Reino Unido a portas fechadas até o final de março.
Situação ao redor do mundo
Vale salientar que os principais eventos esportivos foram cancelados no Brasil e ao redor do mundo. A Copa América e a Eurocopa foram adiados para o próximo ano, enquanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda mantém o planejamento para a realização das Olimpíadas na data prevista inicialmente, na cidade de Tóquio.
Além disso, os campeonatos nacionais de futebol em diversos países da Europa também foram interrompidos. No Brasil, as competições nacionais foram canceladas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com o exemplo sendo seguido pelas entidades representantes de outras modalidades.