A Direção-Geral de Regulação de Jogos (DGOJ), do Ministério dos Direitos Sociais, Consumidor da Espanha, realizou na quinta (19) a sessão inaugural do novo Conselho Consultivo para o Jogo Responsável.
Durante a reunião, após a conclusão do mandato do conselho anterior, os membros foram renovados.
O Diretor Geral de Regulamentação de Jogos de Azar, Mikel Arana, na qualidade de Presidente do Conselho, conduziu a reunião. O Conselho pretende incluir profissionais e representantes da Administração Geral do Estado e das Comunidades Autónomas da Espanha.
Além de especialistas dos meios científico, sanitário e académico envolvidos em atividades relacionadas com os distúrbios do jogo. Bem como representantes de instituições ligadas ao setor de jogos, como em composições anteriores.
Além disso, a DGOJ apresentou o rascunho do Programa de Jogo Seguro 2026–2030, um documento estratégico que descreve a estrutura política e as prioridades para os próximos quatro anos para o setor de jogos na Espanha.
O projeto define três prioridades principais: análise e diagnóstico atualizados do cenário atual, prevenção e promoção de práticas seguras de jogo e proteção aos participantes.
Ele também estabelece seis objetivos abrangentes e vinte e duas medidas específicas destinadas a promover novas linhas de colaboração com o Conselho Consultivo.
O Conselho recém-nomeado terá um prazo de três meses para fornecer feedback e recomendações sobre o projeto. Conforme informações, o objetivo é chegar a um consenso e aprovar uma versão final do programa na próxima reunião do Conselho, que servirá como um roteiro para políticas públicas sobre jogos de azar seguros.
Sobre o Direção-Geral de Regulação de Jogos (DGOJ) da Espanha
A Direção-Geral de Regulação dos Jogos é o órgão responsável pela regulação, autorização, supervisão, coordenação, controle e, quando aplicável, sancionamento das atividades de jogos a nível nacional.
Portanto, está vinculada ao Ministério dos Direitos Sociais, Consumo e Agenda 2030, sob a tutela da Secretaria-Geral de Consumo e Jogos de Azar.
É composta pelas Direções-Gerais Adjuntas de Regulação e Fiscalização dos Jogos. Além da Comissão Nacional de Combate à Manipulação de Competições Desportivas e à Fraude em Apostas e o Conselho Consultivo para o Jogo Responsável.