ITIA-bane-tenista-francesa-por-manipulacao-de-resultados-1.png

A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) emitiu uma suspensão de quatro anos para a jogadora francesa, Sherazad Reix, depois que ela foi considerada culpada de seis acusações de manipulação de resultados.

Reix, que já ocupou o ranking de 204 da Associação de Tênis Feminino (WTA) em seu auge da carreira, não poderá jogar, treinar ou participar de qualquer evento autorizado ou sancionado pelos órgãos governamentais do tênis até 29 de janeiro de 2027.

Ela também foi multada em US$ 30.000 (£ 24.786 / € 27.934) como parte da decisão. Reix foi considerada culpada de seis violações das regras do Programa Anticorrupção do Tênis (TACP).

Estes incluíram duas violações do D.1.b, onde nenhuma pessoa coberta deve solicitar ou facilitar a aposta no resultado ou em qualquer outro aspecto de qualquer evento ou competição de tênis. Reix também foi acusada de ter violado duas vezes o D.1.d, que se relaciona com a artimanha ou tentativa de influenciar o resultado.

A ITIA ainda observou uma violação do D.1.f, que abrange solicitar ou aceitar dinheiro, benefícios ou contraprestação com a intenção de influenciar negativamente os esforços de um jogador. Além disso, Reix violou uma vez o D.2.a.i, que exige que os jogadores denunciem qualquer abordagem de manipulação de partidas às autoridades de tênis relevantes.

O caso estava relacionado com as investigações policiais em curso em conjunto com a ITIA na Bélgica, que revelou vários tenistas implicados em incidentes de manipulação de resultados.

Sobre a ITIA

A ITIA é a organização responsável por proteger o tênis profissional da corrupção e de manipulação de resultados e apostas esportivas em todo o mundo. A organização é basicamente uma versão atualizada do Tennis Integrity Unit sendo criada depois de uma revisão da integridade do esporte – seu trabalho é fundamental para manter o esporte seguro, tanto para espectadores quando para os atletas.