CBSk distribui 310 skates entre iniciativas da frente Skate Social Loterias CAIXA
Projeto Bless Day - Ponta Grossa (PR) - Foto: Divulgação

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) está promovendo a entrega de 310 skates para projetos sociais mapeados pela frente Skate Social Loterias CAIXA. Trinta e uma iniciativas que empregam o skate como ferramenta de transformação e inclusão social estão sendo beneficiadas, cada uma, com 10 equipamentos. Ao todo, 350 skates foram adquiridos pela CBSk.

“A entrega dos skates dá sequência a um trabalho que já beneficiou esses mesmos 31 projetos sociais com equipamentos de proteção. Se considerarmos o convênio que estabelecemos para aporte financeiro, um total de 41 iniciativas estão sendo assistidas diretamente. Nossa intenção é fortalecer cada vez mais a frente Skate Social dentro da CBSk e conseguir alcançar ainda mais iniciativas”, destacou Eduardo Musa, presidente da CBSk.

Além da entrega de skates, estes 31 projetos – espalhados pelas cinco regiões do Brasil – já tinham recebido itens de proteção para os treinos. Em fevereiro deste ano, 310 kits com capacete, joelheira, cotoveleira e protetor de punho foram repassados a essas ações sociais, além de coletes e adesivos de rampa.

Projeto Drop do Bem – Viamão (RS) – Foto: Divulgação

Com a intenção de alcançar o máximo de locais do território nacional, o critério de seleção para a definição dos 31 movimentos – ainda em outubro do ano passado – levou em conta a evidência de falta de material e uma estrutura ativa de aulas.

“A parceria da CBSk com os projetos sociais mudou a percepção de que não temos apoio: todo esse aporte em conhecimento, skates, equipamentos e financeiro está ‘acelerando’ a organização de dezenas de projetos Brasil afora, sem eles seria impossível dar os passos que estamos dando. Obrigado, CBSk!”, frisou Marcelo Caldas, idealizador do Projeto Skate & Vida, com três polos na Bahia – Salvador (52 crianças), Maragojipe (12) e Barcelos do Sul (8).

Confederação fechou convênio para favorecer 30 projetos

Recentemente, a Confederação Brasileira de Skate deu mais um passo importante ao criar um convênio de 360 mil reais que estão sendo repartidos entre 30 projetos. No caso do convênio, a prerrogativa para a escolha dos projetos é que a iniciativa possua CNPJ ativo e com CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) voltado para a atuação social.

Em dezembro de 2021, a CBSk promoveu um encontro com os projetos mapeados com foco na transmissão de conhecimento para a estruturação jurídica das iniciativas. Em outubro de 2020, em parceria com a ONG Social Skate, a Confederação já havia publicado a cartilha Descomplica, também com informações sobre a estruturação das iniciativas.

Projeto AVERA – São Vicente (SP) – Foto: Divulgação

“A importância da parceria da CBSk com o projeto da escolinha de skate Ajudar para Transformar tem ajudado muito na proteção dos atendidos com o envio dos equipamentos de segurança, garantindo a integridade física e bem estar das crianças, quanto ao apoio financeiro, que faz com que todos os dias de aulas de skate elas tenham um lanche, essas iniciativas reforçam ainda mais os laços entre o esporte e a cidadania dos nossos futuros skatistas”, salientou Francileno Taveira, diretor do Instituto Jiquitaia de Manaus (AM).

Loterias CAIXA patrocinam a frente Skate Social

Considerando os valores já investidos e a previsão orçamentária, a CBSk deve alcançar a 1 milhão de reais destinado à frente Skate Social Loterias CAIXA nos primeiros meses de 2023.

No total, 41 projetos dos 121 mapeados estão recebendo apoio direto da entidade esportiva. Lembrando que as Loterias CAIXA e o Governo Federal são os patrocinadores oficiais da frente Skate Social da Confederação Brasileira de Skate (CBSk).