Alemanha vai ficalizar a publicidade dos jogos de azar
Imagem: Shutterstock

A Autoridade de Jogos da Alemanha espera avaliar o impacto que a publicidade na televisão e na internet tem sobre o problema do jogos excessivo, lançando um estudo sobre o assunto.

O Gemeinsame Glücksspielbehörde der Länder, órgão regulador do país, lançou a pesquisa para examinar não apenas o efeito da publicidade e do patrocínio, mas também da “denúncia de publicidade” em todos os destinatários, com foco especial em grupos vulneráveis. 

O que pode ser melhorado na publicidade dos jogos de apostas

Intitulado “Publicidade de jogos na televisão e na Internet na tensão entre canalização e prevenção de vícios”, o estudo analisará medidas individuais de publicidade, incluindo: 

  • anúncios de TV e publicidade em mídias sociais
  • medidas especiais de publicidade, como ofertas de bônus 
  • ferramentas de aquisição de jogadores

Liderado pela empresa de pesquisa Eye Square, o estudo analisará de impacto das disposições de publicidade do GlüStV, o Tratado Estadual sobre Jogos da Alemanha introduzido em 2021, com a GGL.

O objetivo é descobrir quais disposições são adequadas ou podem ser melhoradas quando se trata de proteger pessoas vulneráveis da publicidade de jogos. 

Assim, subcontratados especializados abordarão vários tópicos do estudo. A Bilendi, empresa de pesquisa de mercado sediada em Colônia, e a Dynata, fornecedora de software de dados sediada em Hamburgo, realizarão um estudo empírico e uma análise da eficácia da publicidade.

Metodologia do estudo

O Prof. Gerhard Bühringer, da TU Dresden, e o Institute for Contract Communication, em Berlim, conduzirão uma análise estruturada da literatura para o estudo. Tanto Bühringer quanto o instituto responderão às perguntas da pesquisa e farão recomendações de ação como resultado do estudo. 

Com a intenção de abranger todos os aspectos do discurso científico, um painel independente de especialistas, incluindo dois cientistas renomados, acompanhará o estudo. São eles: 

  • Prof. Dr. Markus Heinker 
  • Prof. Christian Krebs

Heinker é professor de economia e política de mídia e reitor da Faculdade de Mídia da Universidade de Ciências Aplicadas de Mittweida. Além disso, ele também preside o Conselho de Mídia da Autoridade de Mídia do Estado da Saxônia.

Enquanto isso, Krebs é diretor da Autoridade de Mídia do Estado da Baixa Saxônia e professor honorário da Universidade de Música, Teatro e Mídia de Hanover.

Então, em março de 2024, o painel foi criado, após consultar o GGL sobre os principais aspectos do projeto do estudo. O estudo adotará uma abordagem de acordo com as informações adicionais que o painel fornecer. 

Portanto, após essa pesquisa, o GGL espera fazer uma avaliação abrangente das medidas do Tratado Estadual sobre Jogos de 2021 em 2026.