A história foi feita hoje quando o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu criar os Jogos Olímpicos de eSports. A primeira edição será realizada em 2025 na Arábia Saudita.
A 142ª Sessão do COI em Paris endossou a proposta do Comitê Executivo (EB) por unanimidade. Para a organização dos Jogos, a entidade esportiva fez uma parceria com o Comitê Olímpico Nacional (NOC) da Arábia Saudita por 12 anos.
COI tem acompanhado os esportes eletrônicos desde 2018
O presidente do COI, Thomas Bach, disse: “Esta é realmente uma nova era para o COI. Com a confirmação pela Sessão do COI da criação dos Jogos Olímpicos de eSports, estamos acompanhando o ritmo da revolução digital.
Assim, a comunidade de eSports, representada em nossa Comissão de eSports, se envolveu com entusiasmo nessa iniciativa. Essa é mais uma prova da atratividade da marca olímpica e dos valores que ela representa para os jovens.
O NOC da Arábia Saudita trará uma grande – se não única – experiência no campo dos esportes eletrônicos para esse projeto. Essa parceria é baseada na Carta Olímpica e nos valores olímpicos”.
O COI tem se envolvido com os esportes eletrônicos desde 2018 de uma forma holística. Isso culminou na organização da Semana Olímpica de eSports em Cingapura em 2023.
Então, como resultado do sucesso desse evento, o presidente do COI pediu à Comissão de Esports na 141ª Sessão do COI em Mumbai, Índia, em outubro de 2023, que estudasse a criação dos Jogos Olímpicos de eSports.
Dessa forma, a Comissão, sob a liderança do membro do COI David Lappartient, elaborou um projeto que atende aos interesses da comunidade de esportes eletrônicos, respeitando os valores olímpicos.
Isso é particularmente verdadeiro no que diz respeito aos títulos de jogos do programa, à promoção da igualdade de gênero e ao envolvimento com o público jovem, que está adotando os esportes eletrônicos.
Arábia Saudita terá um papel importante ao sediar os primeiros Jogos Olímpicos de eSports
O Príncipe Abdulaziz bin Turki Al Faisal, Ministro do Esporte e Presidente do Comitê Olímpico e Paraolímpico da Arábia Saudita, disse: “Graças à Visão 2030 introduzida por Sua Alteza Real o Príncipe Mohammed bin Salman, Príncipe Herdeiro e Primeiro Ministro da Arábia Saudita, os esportes eletrônicos na Arábia Saudita já têm um passado rico, um presente empolgante e um futuro promissor.
E o motivo é o mesmo motivo pelo qual estamos investindo em todos os esportes: nossos jovens. Nosso compromisso com os esportes eletrônicos é simplesmente um reflexo do mundo em que nossos jovens vivem, e agora todos nós temos a chance de escrever uma nova história olímpica juntos.
A chance de inspirar novos sonhos e novas ambições para literalmente milhões de atletas em todo o mundo. Acreditamos que participar dos Jogos Olímpicos é a maior honra que qualquer atleta pode alcançar. É por isso que estamos empenhados em oferecer a plataforma definitiva para que novos heróis se apresentem e para que o espírito olímpico seja compartilhado.
Juntos, todos nós compartilhamos a perspectiva de incutir os valores olímpicos de maneiras novas e inovadoras. E estamos ansiosos para receber a comunidade global de esportes eletrônicos no Reino em 2025.”
Evento representa a abertura da Arábia Saudita para o mundo
A Princesa Reema Bandar Al-Saud, membro do COI, que também é membro do Conselho de Administração do Comitê Olímpico e Paraolímpico da Arábia Saudita e Presidente do Comitê Feminino, também se manifestou.
“A história do esporte na Arábia Saudita é uma história de transformação. Uma história de libertação do incrível potencial do povo saudita, aproveitando sua paixão pelo esporte e elevando sua qualidade de vida. Portanto, a Visão 2030, lançada pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman em 2016, proporcionou uma onda de mais de 150 reformas que transformaram a sociedade, capacitando mulheres e jovens.”
“Como nação, já temos mais de 23,5 milhões de gamers, dos quais quase metade são mulheres. Estamos no centro do setor de esportes eletrônicos há muitos anos. Vemos que sediar os Jogos Olímpicos de eSports em 2025 é um próximo passo natural em nossa jornada. Ou seja, será a abertura da Arábia Saudita para o mundo e do mundo para a Arábia Saudita”, complementou Reema.
O príncipe Abdulaziz e a princesa Reema apresentaram o projeto juntos na sessão do COI. Nos últimos dois anos, por meio de grandes torneios internacionais, incluindo a primeira Copa do Mundo de eSports, a Arábia Saudita recebeu mais de 1.700 jogadores de elite de mais de 80 países.
Além disso, para enfatizar suas credenciais de hospedagem, os eventos do segmento na Arábia Saudita receberam quase quatro milhões de fãs para desfrutar de experiências ao vivo no Reino. Foram mais 1,3 bilhão de visualizações de todo o mundo em várias plataformas de streaming. Cerca de 67% da população saudita se considera gamer.
Cresce o números de eventos esportivos na Arábia Saudita
A parceria entre o COI e o NOC da Arábia Saudita chega em um momento de crescimento significativo do esporte em geral na Arábia Saudita. O país já organizou mais de 100 eventos internacionais para atletas masculinos e femininos, incluindo esportes eletrônicos, futebol, automobilismo, tênis, hipismo e golfe, atraindo mais de 2,6 milhões de fãs de esportes.
Os níveis gerais de participação esportiva mais do que triplicaram desde 2015, chegando a quase 50% da população do país. O número de federações esportivas também triplicou durante esse período, de 32 para 98.
Mas o esporte feminino, em particular, testemunhou um rápido crescimento. Atualmente, há mais de 330 mil atletas femininas registradas e quase 40 equipes nacionais femininas competindo internacionalmente. Além disso, todos os atletas do sexo feminino e masculino recebem exatamente o mesmo nível de remuneração quando estão em serviço nacional em seu esporte.
Busca pela cidade-sede da edição inaugural dos Jogos Olímpicos de eSports
Após a decisão de hoje, o trabalho começará imediatamente na seleção de uma cidade e local para a edição inaugural dos Jogos Olímpicos de eSports, o calendário específico do evento, os títulos a serem incluídos, o processo de qualificação para os jogadores e outros detalhes.
Portanto, o COI enfatizou que as Federações Internacionais já engajadas em uma versão eletrônica de seu esporte que está sendo considerada para inclusão nos Jogos Olímpicos de eSports serão os primeiros parceiros do COI. O mesmo se aplica aos Comitês Olímpicos Nacionais que já incluem os esportes eletrônicos em suas atividades.