COI lança novo evento olímpico voltado ao segmento competitivo de eSports

O Comitê Olímpico Internacional (COI) apresentou nove jogos que integrarão o Olympic Esports Series 2023, evento de esportes eletrônicos cujas decisões serão realizadas, pela primeira vez presencialmente, na Semana Olímpica de Esports, em Singapura, de 22 a 25 de junho. Os jogos anunciados são simuladores virtuais de modalidades esportivas tradicionais e/ou envolvem atividade física.

A Semana Olímpica de Esports contará, além das finais do Olympic Esports Series, com exibições de tecnologia, jogos de demonstração e painéis de debate entre especialistas. A programação completa será divulgada em abril.

“O COI quer trabalhar com as federações internacionais para apoiá-las no desenvolvimento de formas virtuais de seus esportes. Nós decidimos começar focando em esportes físicos virtuais, onde, naturalmente, estão as maiores sinergias”, declarou o presidente do Grupo de eSports e Gaming do COI, David Lappartient, durante entrevista coletiva.

“Nós acreditamos que é muito importante apoiar o desenvolvimento de esportes virtuais em todas as áreas, da experiência dos fãs à dos atletas, das desenvolvedoras de games às federações esportivas. Nossa esperança é que consigamos encorajar, inspirar e possibilitar que mais pessoas tenham a experiência e se envolvam com esportes, que é o objetivo principal do COI e do Movimento Olímpico”, disse o diretor de eSports do COI, Kit McConnell.

O COI deixou “portas abertas” para que outros títulos passem a fazer parte do Olympic Esports Series no futuro, mas frisou que é necessário que exista uma federação representando a modalidade, o que não existe atualmente nos principais jogos eletrônicos, e que os valores olímpicos estejam presentes no título. O presidente do COI, Thomas Bach, já disse, em mais de uma ocasião, que games com temáticas violentas, como os de tiro, são contrários aos valores olímpicos.

“Portas estão abertas, [desde que] refletindo os valores olímpicos. O requerimento para fazer parte do Olympic Esports Series é ter uma federação internacional reconhecida pelo COI envolvida em parceria com a publisher. Óbvio que pode acontecer, estamos mais do que felizes em receber propostas que possam vir de publishers de jogos que reflitam os valores olímpicos. Nós já estamos em discussões preliminares com algumas delas, que podem ser anunciadas nas próximas edições”, explicou o head de esportes virtuais e games do COI, Vincent Pereira.

Em 2022, o diretor de Relações com os Comitês Olímpicos Nacionais e da Solidariedade Olímpica do COI, James Macleod, rejeitou a possibilidade de incluir no cronograma olímpico “jogos como League of Legends”. Em contrapartida, os Jogos Olímpicos Asiáticos, que devem ocorrer neste ano, incluirão oito games, como LoL, DotA 2, FIFA e Street Fighter V, com distribuição de medalhas.

Olympic Esports Series terá classificatórias em várias partes do mundo

O Olympic Esports Series terá etapas classificatórias em várias parte do mundo, aberto a jogadores amadores e profissionais, e os melhores terão a chance de participar das finais em Suntec Centre, localizado em Singapura, com transmissão ao vivo no site e nas redes sociais das Olimpíadas.

De fato, o Olympic Esports Series representa uma evolução do Olympic Virtual Series, promovido em 2021, o primeiro evento olímpico de eSports, totalmente realizado online em função da pandemia de Covid-19. De acordo com o COI, a iniciativa recebeu mais de 250 mil participantes em 100 países. Houve disputas em cinco jogos: eBaseball Powerful Pro Baseball 2020 (beisebol), Zwift (ciclismo), remo, Virtual Regatta (vela) e Gran Turismo (automobilismo).