Manipulação de resultados oito jogadores são suspensos pelo STJD (1)
Manipulação de resultados oito jogadores são suspensos pelo STJD.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ordenou a suspensão provisória de oito jogadores implicados na Operação Penalidade Máxima, uma ação realizada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) que investiga casos de manipulação de resultados e apostas esportivas. A determinação do presidente Otávio Noronha tem uma duração de 30 dias, segundo relatos publicados pelo portal ‘ge.globo’.

O zagueiro Eduardo Bauermann, do Santos, está entre os atletas suspensos. Na terça-feira, 16 de maio, o clube paulista decidiu suspender o contrato do atleta. Além disso, os nomes de Paulo Miranda e Tota, que estavam atuando no Juventude durante os jogos em questão, também foram mencionados.

Alexandre Battibugli / Santos/Divulgação
Bauermann, zagueiro do Santos, é um dos atletas suspensos. Foto: Alexandre Battibugli / Santos/Divulgação

Dentre os oito jogadores, seis foram formalmente acusados pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO). Os outros dois jogadores, o zagueiro Kevin Lomonaco, do Bragantino, e o lateral Moraes (ex-Juventude), admitiram sua participação no esquema e se tornaram testemunhas no caso. No total, o MP denunciou 15 atletas mencionados na Operação Penalidade Máxima – sendo uma das maiores denúncias em um caso de manipulação de resultados.

Os atletas serão acusados com base nos artigos 243 e 243-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), os quais abordam a conduta de “atuar deliberadamente de modo prejudicial à equipe de defende”. A punição para essa infração inclui uma multa que pode chegar a R$ 100 mil, bem como uma suspensão que varia de um a dois anos. Em caso de reincidência, a pena pode resultar na exclusão da prática esportiva, além de outra multa de até R$ 100 mil.

Confira os jogadores suspensos por envolvimento em manipulação de resultados

  • Eduardo Bauermann, do Santos;
  • Onitlasi Junior Moraes Rodrigues (“Moraes”), da Aparecidense/GO, ex-Juventude;
  • Gabriel Ferreira Neris, o Gabriel Tota, do Ypiranga-RS, ex-Juventude;
  • Jonathan Doin, que se apresenta como Paulo Miranda, hoje no Náutico e ex-jogador do Juventude;
  • Igor Aquino da Silva (Igor Cariús), Sport, ex-jogador do Cuiabá;
  • Matheus Phillipe Coutinho Gomes, ex-Sergipe;
  • Fernando Neto, do São Bernardo, ex-Operário-PR;
  • Kevin Lomónaco, do Bragantino.