Associação de Operadores, Jdigital Condena Novas Restrições a Anúncios de Jogos na Espanha

A Jdigital (Associação Espanhola de Jogo Digital) expressou sua preocupação com o aumento do jogo ilegal na Espanha após o Decreto Real sobre Comunicações Comerciais de Atividades de Jogo entrar em vigor em 3 de novembro.

O governo espanhol introduziu novas medidas sobre a publicidade de jogos no país, restringindo as comunicações comerciais digitais e audiovisuais, bónus e acordos de patrocínio.

A publicidade na TV e no rádio fica limitada entre 1h e 5h, restrição de idade deve ser usada online e bônus promocionais são proibidos. Os acordos de patrocínio de apostas com operadoras e times de futebol foram vetados, e os acertos existentes podem continuar somente até o final da temporada espanhola 2020/21.

A associação de operadoras espanholas, a Jdigital criticou as normas, sugerindo que terão o efeito oposto e aumentarão a atividade com o mercado ilegal, afirmando que terão “consequências terríveis em termos de proteção de grupos vulneráveis”.

A Jdigital frisou: “não acreditamos que haja jogo bom ou ruim, como o Governo está propondo, mas defendemos que o jogo online deve ser uma opção de lazer responsável, como o setor sempre defendeu e defenderá”.

O comunicado da entidade continua: “Consideramos o Projeto de Decreto Real sobre Comunicações Comerciais de Atividades de Jogo discriminatório, injusto e desproporcional, especialmente em um mercado em que o jogo online é uma atividade legal altamente regulamentada e onde a taxa de incidência de jogo problemático se manteve estável em 0,3% da população entre 15 e 65 anos de idade desde 2015, sendo uma das mais baixas da Europa”.

Sobre a Jdigital

A Jdigital é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é zelar pelos interesses da indústria do jogo online na Espanha, sejam usuários ou fornecedores de jogos.

Neste sentido, a Jdigital centra o seu trabalho na concretização de uma regulação competitiva que permita o desenvolvimento de um mercado aberto e seguro de acordo com a atividade do comércio online e móvel.