Prêmio ‘El Gordo’ da Loteria de Natal da Espanha saiu para região da Galícia

O “El Gordo da Loteria de Natal da Espanha, o concurso mais esperado, premiou as localidades de Grove, Porriño e Vigo, na região da Galícia. A notícia saiu às 12h03 do horário local nesta terça-feira, 22, quando as crianças encarregadas de revelar os números, anunciaram “72.897” na sala do Teatro Real, onde é realizado este tradicional sorteio.

A sorte alcançou a comunidade da Galícia em cheio num ano complicado, marcado pela pandemia e dificuldades econômicas. Uma série completa caiu em Grove. Isso significa um total de 4 milhões de euros para o apostador.

Em Porriño e em Vigo saíram um décimo do prêmio principal. Em Porriño, a sorte foi a rua Ramón González, nº7, enquanto em Vigo, bateu na Porta do Sol, nº12. Contando essa edição, a Loteria de Natal já saiu 45 vezes para a Galícia.

Em relação as província, os Coruñeses são geralmente os mais sortudos, com 21 destes prêmios indo para a região. Em contrapartida, a população de Orense somente contou com esse sorteio extraordinário em duas oportunidades. Em Pontevedra, o “El Gordo”, já saiu três vezes, aparecendo em dez ocasiões com o prêmio mais alto em Lugo.

Sobre o funcionamento do El Gordo

A Loteria de Natal espanhola é um sorteio especial da Loteria Nacional, ocorrendo todo ano no dia 22 de dezembro. Esse é considerado o maior e o mais popular concurso do ano. Mas, o clímax é o momento em que El Gordo é sorteado, uma vez que é o primeiro prêmio.

As loterias normalmente vendem bilhetes para um ou dois números, então, os vencedores dos maiores prêmios geralmente moram na mesma cidade ou área ou trabalham para a mesma empresa.  

No total, o ‘Sorteo Extraordinario de Navidad’ (Sorteio Extraordinário de Natal) da Espanha, operada pela Sociedade Estatal de Loterias e Apostas do Estado (SELAE) distribuiu € 2,41 bilhões (cerca de 15 bilhões de reais na cotação atual) em prêmios na edição deste ano.