A Betfair realizou uma análise sobre os favoritos ao título e as chances dos clubes brasileiros na Copa do Mundo de Clubes 2025 que está prestes a iniciar. A competição traz um formato inédito com 32 equipes de todo o planeta.
Os Estados Unidos, sediará a competição, com partida inaugural marcada para 14 de junho entre Al Ahly e Inter Miami. O Brasil marcará presença com quatro representantes: os campeões das últimas edições da Libertadores – Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense.
Representantes brasileiros na Copa do Mundo de Clubes 2025
Os times do Brasil garantiram vaga nesta edição histórica após conquistarem a Libertadores nos últimos quatro anos: Botafogo em 2024, Fluminense em 2023, Flamengo em 2022 e Palmeiras em 2021.
O Palmeiras competirá no Grupo A, onde enfrentará o Porto (Portugal), o Al-Ahly (Egito) e o Inter Miami (Estados Unidos). Já o Botafogo está no Grupo B, onde terá pela frente o Paris Saint-Germain (França), o Atlético de Madrid (Espanha) e o Seattle Sounders (Estados Unidos).
No Grupo D, o Flamengo medirá forças contra o Chelsea (Inglaterra), o León (México) e o Espérance (Tunísia). Por fim, o Fluminense disputa o Grupo F contra o Borussia Dortmund (Alemanha), o Ulsan (Coreia do Sul) e o Mamelodi Sundowns (África do Sul).
O Brasil soma dez conquistas anteriores no Mundial de Clubes, porém enfrenta um jejum de 13 anos sem levantar o troféu. Entre os quatro representantes brasileiros nesta edição, somente o Flamengo já conquistou o título mundial.
Estreia dos brasileiros: análise das primeiras partidas
No dia 15 de junho, dois clubes brasileiros entram em campo. Às 19h (horário de Brasília), o Palmeiras enfrenta o Porto no MetLife Stadium, em Nova Jersey. De acordo com a Betfair, o Verdão possui 28% de probabilidade de vitória na estreia, enquanto os portugueses aparecem com 44%. O empate também surge com 28% de chances.
No mesmo dia, o atual campeão da Libertadores, Botafogo, viaja para a Costa Oeste americana para enfrentar o Seattle Sounders no Lúmen Field, às 23h (horário de Brasília). O clube brasileiro aparece como grande favorito, com 58% de chances de vitória. O time americano tem 23% de probabilidade, enquanto o empate apresenta 19%.
No dia seguinte, 16 de junho, o Flamengo estreia contra o Espérance da Tunísia, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, às 22h (horário de Brasília). A casa de apostas aponta o time carioca com impressionantes 71% de chances de vitória, com o empate aparecendo com 18% e a vitória tunisiana com apenas 11%.
Para completar a participação brasileira na primeira rodada, Fluminense e Borussia Dortmund se enfrentam em 17 de junho, às 13h (horário de Brasília), no MetLife Stadium. Neste confronto, a equipe alemã surge como favorita com 54% de probabilidade de vitória, enquanto o empate aparece com 25% e o triunfo do Tricolor com 21%.
Europa domina as probabilidades de título
A UEFA enviou o maior número de equipes para a Copa do Mundo de Clubes, totalizando 12 representantes. Quatro dessas vagas foram destinadas aos últimos campeões da Liga dos Campeões: Chelsea (2020/21), Real Madrid (2021/22 e 2023/24) e Manchester City (2022/23).
Como o Real Madrid conquistou duas das últimas quatro edições, as nove vagas restantes foram definidas por um ranking baseado no desempenho dos clubes nas temporadas recentes.
Segundo a Betfair, o grande favorito ao título é o Real Madrid, da Espanha. A equipe, que recentemente perdeu seu técnico Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira, apresenta 17% de chances de conquistar o torneio. Em segundo lugar aparece o Manchester City, de Haaland e companhia, atual campeão mundial, com 14% de probabilidade.
Lista completa de favoritos na Copa do Mundo de Clubes 2025
Abaixo é possível ver as equipes favoritas em ordem de probabilidade:
- Real Madrid: 17%
- Manchester City: 14%
- Bayern de Munique: 11%
- Chelsea e PSG: 7% cada
- Inter de Milão: 6%
- Atlético de Madrid: 5%
- Palmeiras, Botafogo, Borussia Dortmund e Juventus: 3% cada
- Flamengo, Fluminense, Al-Hilal, Benfica, Porto, Inter Miami, Boca Juniors e River Plate: 2% cada
- Pachuca, Seattle Sounders, Red Bull Salzburg e Monterrey: 1% cada
- Al Ain, Urawa Red Diamonds, Al Ahly, Ulsan Hyundai, Mamelodi Sundowns, Wydad Casablanca, Esperance e Auckland City: menos de 1% cada
Com representantes de 20 países, a Copa do Mundo de Clubes acontecerá de 14 de junho a 13 de julho. O maior campeão do torneio é o Real Madrid, com oito conquistas, seguido por Milan e Bayern de Munique, ambos com quatro títulos cada.
Entre os brasileiros, o São Paulo lidera com três conquistas, seguido por Corinthians e Santos com dois títulos cada. Flamengo, Grêmio e Internacional completam a lista com uma taça cada.