Um júri de ouro para o Prêmio SPORTEL 2024
Imagem: SPORTEL / Divulgação

Oito personalidades comporão o júri do Prêmio SPORTEL 2024, que será realizado de 27 a 29 de outubro no Fórum Grimaldi, em Mônaco. O anúncio foi feito na última quinta-feira (10).

SPORTEL Mônaco traz Laura Flessel-Colovic para o evento

Presidido por um ícone da esgrima francesa, Laura Flessel-Colovic, ex-ministra dos Esportes, cinco vezes medalhista olímpica, seis vezes campeã mundial, uma vez campeã europeia e dezoito vezes campeã francesa, o júri desta nova edição reúne várias celebridades esportivas de diversas origens.

Ao lado da “vespa”, como é apelidada, e que continua sendo a atleta francesa mais condecorada nas Olimpíadas em todas as modalidades, estará Pauline Déroulède, a tenista em cadeira de rodas número 1 da França, essa atleta extraordinária com uma mente de aço, tricampeã francesa (2021, 2022 e 2023).

Também faz parte do júri o dançarino, fotógrafo e diretor artístico Mathieu Forget, com seu olhar aguçado para imagens esportivas. Conhecido como “The Flying Man”, por seu talento em capturar o movimento de encontro de um atleta em pleno ar, Forget trará sua experiência para selecionar as mais belas sequências esportivas do ano.

Também se juntará a esse júri impressionante Jackson Richardson, o homem que transformou o destino do handebol francês. Ele tem um recorde de 417 aparições pela Seleção Nacional, bicampeão mundial, eleito o Melhor Jogador do Mundo em 1995 e o Melhor Jogador da França no século XX.

Richardson, que também foi o chefe de missão da equipe olímpica francesa nos Jogos Olímpicos de Paris, terá um papel crucial neste ano.

Estrelas do esporte no Júri da SPORTEL Mônaco

Céline Jobert, uma figura proeminente do marketing esportivo na França, especializada em estratégias de comunicação inovadoras e envolventes, também fará parte do júri. Ela é presidente da agência LAFOURMI e do The Fan Syndicate, o primeiro grupo de comunicação independente dedicado ao setor esportivo na França.

Jobert também compartilhará sua experiência em negócios esportivos para ajudar a determinar os vencedores do Golden Podiums e do Prêmio do Livro Renaud de Laborderie 2024.

Stéphane Le Goff, um renomado repórter que cobriu dez Jogos Olímpicos e Copas do Mundo em vários esportes, os acompanhará. Além dele, estará presente Robert Colle, vice-presidente da Federação de Esqui de Mônaco, representando o Comitê Olímpico de Mônaco.

Por fim, Florent Pietrus, um grande nome do basquete francês e membro da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Francês. O atleta também foi campeão europeu em 2013 com 230 jogos pela seleção nacional e representará o Peace & Sport Champions for Peace como parte do júri deste ano. Ele irá anunciar os vencedores entre as 18 obras selecionadas e cinco livros pré-selecionados.

Na segunda-feira (28), às 19h45, o Fórum Grimaldi, em Mônaco, revelará os vencedores do Prêmio SPORTEL 2024, reunindo campeões olímpicos, mundiais e celebridades de diversas modalidades.

Marc Maury, ex-decatleta e jogador de rúgbi XV, apresentará a cerimônia. Durante essa magnífica noite, homenagearemos o melhor slow-motion do ano, os mais belos documentários, as melhores reportagens e as propagandas mais criativas, além do favorito do júri. Essa noite promete ter uma exibição de imagens esportivas impressionantes, surpresas e muitas emoções.

Prêmio Autobiografia 2024 para Dominique Rocheteau

Dominique Rocheteau receberá o Prêmio de Autobiografia por seu livro Foot Sentimental, reconhecendo-o como a melhor autobiografia do ano, publicada pela Le Cherche Midi. 

Um título que ressoa o idealismo do “Anjo Verde”, o jogador internacional com 49 partidas, uma figura icônica do Saint-Étienne na década de 1970. O atacante do Paris Saint-Germain com 100 gols e do Toulouse, também participou de três Copas do Mundo com a seleção francesa.

Assim, com base em suas experiências pessoais, Dominique Rocheteau também aborda:

  • Questões éticas
  • Violência nos estádios
  • Onipresença do dinheiro
  • Pressão da mídia
  • Paixão dos torcedores
  • Determinação dos jogadores, a quem ele presta uma bela homenagem
  • Dedicação inabalável dos voluntários, sem os quais o mundo do futebol seria paralisado

Portanto, este livro de memórias de uma carreira única no futebol relembra as grandes jornadas de seus clubes de destaque. Campeão francês por diversas vezes, finalista da famosa Copa dos Clubes Campeões da Europa em 1976 com o ASSE e vencedor da Eurocopa de 84, Dominique Rocheteau se abre nesta autobiografia.

O autor compartilha inúmeras lembranças e anedotas, levando o leitor de volta a momentos de emoção de uma era não tão distante. O Prêmio de Autobiografia será entregue durante a cerimônia de premiação da SPORTEL na segunda-feira, 28 de outubro, no Fórum Grimaldi, em Mônaco.