SECAP promove webinar focado na regulamentação dos Jogos de Habilidade

Nesta quinta-feira, 16, a partir das 15h (horário de Brasília), a SECAP (Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria) promoverá um webinar com o tema “e-Sports & Jogos de Habilidades Mentais”.

No encontro, Gustavo Guimarães, chefe desta pasta da Secretaria, receberá Igor “Federal” Trafane, presidente da Confederação Pan-Americana de Poker e um dos responsáveis pelo reconhecimento do Poker como um jogo de habilidade, e Leo De Biase, diretor da BBL e-Sports e representante de um dos setores que mais crescem no Brasil e no exterior.

Os jogos de habilidade mental aparecem como uma grande oportunidade de avanço regulatório no território nacional. Esse é o momento ideal para que o poker, bem como outras modalidades nas quais o raciocínio lógico predomina como característica primordial, revele o seu impacto como atividade econômica capaz de gerar investimentos, receitas, impostos e empregos.

SECAP tem interesse em discutir a regulamentação dos Jogos

A SECAP é órgão responsável por análises de políticas públicas, planejamento governamental e a execução da regulamentação de Jogos no Brasil, e tem interesse em debater a regulamentação desta modalidade.  

Caso essa regulamentação seja alcançada, fornecerá segurança jurídica para uma categoria que há muito clama por um regramento claro e definitivo para sua operação. E, também proporcionará maior estímulo ao investimento, criação de novos negócios, continuidade de milhares de vagas de trabalho, abertura de novos postos, aclaramento sobre a coleta de impostos, geração de novas divisas, reconhecimento para os jogadores profissionais e fortalecimento das competições relacionadas a essas modalidades de jogos.

O longo prazo chegou para o poker nacional devido ao envolvimento de jogadores, empreendedores e representantes da atividade. Atualmente, o poker passa por um dos períodos mais importantes de sua história no Brasil.

São vários jogadores nos primeiros lugares do ranking nos últimos meses, além da conquista de títulos e faturamento dos players nacionais e um segmento de poker ao vivo entre os três principais do planeta. Essas façanhas somente poderiam ser obtidas tendo o público segurança para jogar, situações conseguidas por Federal no decorrer do tempo à frente da Confederação Brasileira e da consolidação da indústria nacional.

Situações dos eSports

Em relação eSports, o país já aparece como o terceiro lugar neste segmento mundialmente, superado apenas por China e Estados Unidos, contando com campeões nas modalidades mais populares.

Hoje, há mais de 215 milhões de fãs no planeta, sendo 10% só no território nacional. Mais do que esportes eletrônicos, a prática se transformou em uma negócio altamente lucrativo e organizado, com faturamento global acima da casa de 1 bilhão de dólares.

Todos esses detalhes serão abordados no webinar promovido pela SECAP, que forneceu um formulário para questionamentos prévios que servirão para nortear as conversas, além daqueles a serem realizados diretamente no chat do Youtube no decorrer do painel.