A Sportradar, líder global em tecnologia esportiva, promoveu na última quinta-feira (05), um workshop de integridade para o time profissional masculino do Clube Atlético Mineiro, na Cidade do Galo, em Belo Horizonte. O objetivo da iniciativa é proteger o futebol brasileiro contra a manipulação de resultados. Assim, jogadores e a comissão técnica participaram para saber identificar e evitar esse tipo de prática prejudicial ao esporte.
Informação é a melhor arma
Felippe Marchetti, gerente de Parcerias de Integridade da Sportradar no Brasil, destacou a importância de estar atento ao problema: “Os métodos para manipular resultados estão cada vez mais sofisticados. Portanto, é essencial que todos os envolvidos no esporte estejam preparados para reconhecer e denunciar essa prática”.
Responsável pelos treinamentos de integridade da empresa no país, Felippe comentou: “A informação é uma das ferramentas mais poderosas que temos para combater esse crime. Além disso, foi muito gratificante ver o interesse dos jogadores do Atlético durante a apresentação. Educação e conscientização são cruciais para que juntos consigamos enfrentar esse problema e proteger o futebol”.
Durante o workshop, os jogadores receberam informações sobre casos reais que ilustram os riscos e as consequências da manipulação de resultados. A empresa explica também como é feita a utilização de tecnologias avançadas e análises detalhadas para monitorar competições esportivas.
“É muito importante que o clube trabalhe com os atletas a conscientização desse tema. Periodicamente, mostramos os riscos e as formas de abordagem que podem ser feitas a eles, no sentido de redobrar a atenção. Também colocamos o nosso departamento jurídico à disposição para atuar em conjunto com o departamento de futebol, a fim de nos cercar de todos os cuidados e evitar que sejamos prejudicados”, diz o diretor de Futebol Victor Bagy.
Workshop da Sportradar vai a todas as regiões do Brasil
“Incentivamos todos os jogadores a denunciar quando houver algum tipo de assédio, pois somente assim conseguiremos lutar para erradicar do futebol essa prática tão nociva e prejudicial, tanto para o atleta quanto para a instituição”, completa Victor.
Este workshop faz parte de uma série de treinamentos que a Sportradar realiza em clubes e federações no Brasil e no mundo. Além do Galo, Palmeiras, Náutico, Sport e Vitória, assim como a Federação Mineira de Futebol e as federações do Nordeste já participaram das iniciativas de educação e prevenção.
Os programas de Educação e Prevenção de Integridade fazem parte dos serviços de anti-manipulação de resultados da Sportradar.
Clique AQUI para saber mais.