A indústria de jogos na Alemanha, que vinha apresentando um crescimento forte nos últimos anos, está agora enfrentando uma desaceleração significativa. Apesar do aumento de 15% no número de empresas de jogos no ano anterior, nos últimos doze meses, o crescimento foi de apenas 4%.
Portanto, o total chegou a 948 empresas desenvolvendo e publicando jogos de computador e vídeo no país. Esses dados foram divulgados pela game – The German Games Industry Association, com base em informações do gamesmap.de em colaboração com a Goldmedia.
Detalhamento do crescimento das empresas de jogos na Alemanha
- Empresas Desenvolvedoras: A quantidade de empresas que se dedicam exclusivamente ao desenvolvimento de jogos aumentou 6% no último ano, somando 477 empresas.
- Empresas Publicadoras: Existem 52 empresas na Alemanha que se especializam exclusivamente na publicação de videogames.
- Empresas Mistas: 419 empresas atuam tanto no desenvolvimento quanto na publicação de jogos, resultando em um crescimento geral de 52% no número de empresas de jogos desde 2020.
O crescimento no número de empregos também desacelerou. O número de funcionários em estúdios de desenvolvimento e editoras aumentou para 12.408 nos últimos doze meses. Esse aumento representa de cerca de 3,5% em comparação com o aumento de 7% registrado no período anterior.
Este crescimento contínuo, embora mais lento, reflete a situação estável proporcionada pelo financiamento federal de jogos. Em outras palavras, tem servido como um fator estabilizador para a indústria.
A onda de consolidação que afeta a indústria global de jogos teve um impacto menos pronunciado na Alemanha. Isso se deve ao suporte de projetos financiados pelo governo federal.
No entanto, se o governo alemão não garantir orçamentos de financiamento competitivos internacionalmente, as perspectivas para as empresas de jogos no país podem se tornar ainda mais incertas.
Dados de emprego adicionais
Além dos empregos em publicação e desenvolvimento, estima-se que mais 20.000 pessoas estejam empregadas em áreas relacionadas aos jogos, como instituições educacionais, mídia e setores público e comercial. Isso eleva o total de empregos na indústria de jogos alemã para mais de 30.000.
“O financiamento de jogos desempenha um papel decisivo nisso. Embora o congelamento contínuo de inscrições para o financiamento federal de jogos tenha dificultado o desenvolvimento de novos projetos por mais de um ano, o fato de muitos estúdios alemães ainda estarem no meio de projetos financiados pelo governo federal deu-lhes estabilidade.
No entanto, se o governo alemão não garantir orçamentos de financiamento em um nível internacionalmente comparável em breve, as perspectivas para as empresas de jogos serão ainda mais incertas. Junto com a onda de consolidação”, ele continua, “as atuais condições estruturais imprevisíveis e não competitivas na Alemanha desaceleraram o forte crescimento dos últimos anos. O governo alemão deve finalmente disponibilizar os fundos prometidos e retornar ao caminho de uma política ambiciosa de financiamento de jogos de fonte única, conforme anunciou em sua mais recente iniciativa de crescimento.”