Além dos aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos, a globalização tem influenciado também o esporte e o universo dos games. Não é de hoje que esses dois mercados têm explorado juntos diferentes negócios e, ao longo do tempo, alguns casos de patrocínio de marcas ligadas aos jogos eletrônicos estampando uniformes e equipamentos de atletas e equipes esportivas ficaram marcados na história.
A lista inclui times de futebol, hóquei no gelo, automobilismo e até o atual bicampeão mundial de Fórmula 1. Dentre as empresas, estão desenvolvedoras famosas, plataformas online, personagens e até um dos mais consagrados games de futebol do mundo.
PokerStars e Detroit Red Wings, da NHL
Considerada um dos melhores sites de poker grátis do mundo, a plataforma PokerStars é uma das marcas mais conhecidas a patrocinar equipes de diferentes modalidades no mundo esportivo. Em dezembro de 2022, a empresa fechou parceria com o Detroit Red Wings, da principal liga de hóquei no gelo do mundo, a National Hockey League (NHL).
Sediado na principal cidade do estado norte-americano de Michigan, o Red Wings é o maior campeão da Copa Stanley, a grande final da NHL, equivalente ao Super Bowl no futebol americano. Apesar dos seus 11 títulos, a franquia não vence a competição desde a temporada 2007-08. O acordo alcançado implica em estampar a marca em uniformes e materiais de marketing e oferece recompensas e experiências exclusivas aos torcedores, entre outras ações.
Sega e Williams, da Fórmula 1
Na década de 1990, duas marcas se destacavam no mercado global. A Sega era a principal concorrente da Nintendo no segmento de videogames, enquanto a equipe Williams dominava a concorrência nas pistas de Fórmula 1. Mais precisamente em 1993, a desenvolvedora e publicadora japonesa e o time inglês decidiram se juntar com um contrato de patrocínio que marcou época.
Remetendo à velocidade do memorável FW15, a Sega criou um desenho do personagem Sonic na lateral do carro, gerando a impressão de que era o ouriço azul quem estava pilotando. Ainda naquele ano, a companhia asiática patrocinou o GP da Europa, promovendo uma corrida temática e entregou um troféu customizado do Sonic para Ayrton Senna, o vencedor da prova. O problema é que o brasileiro guiava um carro da rival McLaren.
Konami e Flamengo, do futebol
Por falar no Brasil, um dos maiores clubes do país foi outro que firmou parceria com uma empresa japonesa. No caso, o Flamengo e a desenvolvedora de jogos eletrônicos chegaram a um acordo em 2020 para a marca asiática estampar os uniformes de treino do time carioca. O pacote válido até junho de 2023 manteve o acordo de exclusividade dos rubro-negros no game Pro Evolution Soccer, rebatizado como eFootball em julho de 2021.
Nintendo e Fiorentina, do futebol
Ainda no esporte mais popular do mundo, um dos patrocínios mais famosos envolvendo uma empresa do universo dos games aconteceu no final dos anos 90, quando a gigante Nintendo fechou com a Fiorentina (ITA) um contrato válido entre 1997 e 2000. À época, a estampa da logomarca da publicadora oriental na camisa roxa do clube italiano teve enorme sucesso e é até hoje lembrada pelos torcedores mais saudosistas.
EA Sports e Max Verstappen, da Fórmula 1
Por fim, um patrocínio direto de uma marca ligada aos games a um atleta é a mais recente da lista. Com contrato fechado em fevereiro de 2023, a gigante desenvolvedora de jogos esportivos norte-americana EA Sports, da Electronic Arts, estampará a parte inferior do capacete do holandês bicampeão do mundo. Além disso, Verstappen colaborará para criar conteúdos junto à empresa, que é responsável pelo game oficial da Fórmula 1 no mundo todo.