Bayanihan para sa kababayan

Ano novo, mais esforços da Fundação FBM. Seu novo programa “Bayanihan para sa kababayan” – que significa “Heróis para o povo” – começou em 21 de janeiro em Manila, com a ajuda de seus voluntários na distribuição de produtos de necessidades básicas aos moradores afetados pelo incêndio ocorrido durante o feriado de Ano Novo.

A Fundação FBM começou 2023 com o pé direito com o programa “Bayanihan para sa kababayan”, um novo projeto destinado a ajudar comunidades filipinas carentes. Sua primeira iniciativa solidária já aconteceu na semana passada em Quiapo, Manila, mas seus grandes compromissos não param por aqui.

Bayanihan para sa kababayan: seis iniciativas de grande impacto

O programa de seis meses, que acontecerá em janeiro, março, maio, julho, outubro e dezembro de 2023 nas Filipinas, é um novo projeto ambicioso da FBM Foundation e inclui seis iniciativas criadas para causar um impacto positivo nas populações filipinas.

Este projeto reflete exclusivamente o conceito filipino de unidade, harmonia cívica e cooperação no seu melhor, já que uma das características mais importantes da cultura filipina é o ato compassivo de ajudar os outros.

“A ajuda pode ser oferecida de diversas formas, e a Fundação FBM acredita que a essência de ajudar não é apenas fornecer coisas materiais, mas também fazer outras pessoas felizes. Dar-lhes motivação e inspiração pode ajudá-los enormemente”, explica Vítor Francisco, Diretor da Fundação FBM. Em 29 de dezembro, mais de 500 famílias em Quiapo, Manila, deram as boas-vindas ao Ano Novo nas piores circunstâncias, perdendo suas casas em um incêndio que deflagrou na região.

O incêndio não deixou nada além de destruição para os filipinos

Nem uma única pessoa na região de Quiapo esperava que tal calamidade ocorresse em um momento tão alegre como o Ano Novo. Mas para centenas de residentes de Manila, o pesadelo atingiu, deixando aqueles em situações vulneráveis ​​para lidar com as dificuldades e angústias causadas pelo desastre.

O que deveria ter sido um ponto de virada para essas comunidades à medida que um novo ano se aproximava acabou sendo o oposto. Não só a maioria das estruturas queimadas eram feitas de materiais leves e facilmente inflamáveis, mas o incêndio também afetou a prefeitura e o berçário.

Os moradores afetados tiveram que permanecer na área onde o incêndio começou porque não podiam se mover imediatamente ou alugar acomodações. De fato, nas últimas 3 semanas, eles moram nas barracas que construíram para abrigo, portanto, fornecer ajuda é essencial.

Fundação FBM: das palavras aos atos em tempo recorde

Encontrar uma forma rápida e prática de ajudar estas populações foi o primeiro passo da nossa intervenção. Ajuda e recursos foram fornecidos a mais de 500 famílias Brgy. 387 Arlegui St. Quiapo, em Manila.

Para cumprir esta missão, 14 voluntários ajudaram a distribuir bens de primeira necessidade entre os residentes, tais como; arroz, comida enlatada, leite, macarrão e kits de higiene com xampu, pasta de dente, lenços umedecidos, fraldas e sabonete. Todas as atividades foram realizadas em estrito cumprimento dos protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelo governo contra o COVID-19.

O programa Bayanihan para sa kababayan consiste em seis atividades programadas para este ano. Iniciativas como as promovidas neste projeto são estruturadas voluntariamente para ajudar os filipinos em dificuldades a atender às suas necessidades básicas e elevar seu espírito, fornecendo assistência e cuidado, sem esperar nada em troca.

Sobre a Fundação FBM

A Fundação FBM nasceu para realizar ações humanitárias específicas coordenadas pela marca FBM® para ajudar as comunidades filipinas afetadas por desastres naturais. A fundação também realiza ações concretas para promover a educação e promover mudanças socioeconômicas que produzam efeitos positivos no futuro. Você pode se juntar ao nosso programa de voluntariado entrando em contato com a Fundação FBM através deste endereço de e-mail: [email protected].