ITIA-bane-arbitro-de-tenis-italiano-por-7-anos-e-meio-1.jpg

O árbitro e juiz de linha italiano, Lorenzo Chiurazzi, foi banido do esporte por sete anos e meio, como confirmado em uma declaração da Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA). Além disso, a ITIA emitiu à Chiurazzi uma multa de US$ 50 mil, dos quais US$ 33.500 foram suspensos.

Chiurazzi teria cometido uma série de violações de regras em um torneio de 2021 em Perugia. As infrações cometidas incluíram o atraso na entrada de notas, a entrada deliberada de notas erradas, a não cooperação com a investigação subsequente e a não denúncia de corrupção.

Ele foi considerado culpado de várias acusações, infringindo várias regras do Programa Anti-Corrupção do Tênis, inclusive: A Seção D.1.b que estipula ofensas ao jogo, a Seção D.1.m que cobre a deturpação deliberada da pontuação e a Seção D.1.d que lida com a infração direta e indireta em resultados do evento.

O árbitro, que admitiu as acusações, foi tratado sob o processo de “Proposta de Disposição” da ITIA, que permite a emissão de sanções sem uma audiência, desde que os erros sejam admitidos.

A proibição entrou em vigor em 12 de agosto e está prevista para durar até 11 de fevereiro de 2030. Durante este período, Chiurazzi está proibido de oficializar ou assistir a qualquer evento de tênis autorizado, ou sancionado por qualquer órgão governamental internacional e nacional de tênis.

Em julho, a ITIA emitiu ao árbitro Francesco Totaro uma suspensão provisória, enquanto se aguarda a conclusão de uma investigação sobre supostas violações de fixação de partidas. Na mesma semana, foram emitidas proibições de vários anos a três árbitros tunisianos por manipularem os resultados do tênis.

Sobre a ITIA

A ITIA é a organização responsável por proteger o tênis profissional da corrupção e de manipulação de resultados e apostas esportivas em todo o mundo. A organização é basicamente uma versão atualizada do Tennis Integrity Unit sendo criada depois de uma revisão da integridade do esporte.