Treze times da NFL anunciam uma parceria com empresa de Fan Tokens, Socios.com

Treze equipes da National Football League (NFL) anunciaram nesta quarta-feira, 13, suas parcerias com a plataforma de Fan Token, a Socios.com, seguindo o exemplo do New England Patriots.

As equipes são Atlanta Falcons, Baltimore Ravens, Chicago Bears, Cleveland Browns, Los Angeles Chargers, Los Angeles Rams, Miami Dolphins, New York Giants, Philadelphia Eagles, Pittsburgh Steelers, San Francisco 49ers, Tampa Bay Buccaneers e Washington Commanders.

O atual modelo de negócios da Socios está fortemente presente no futebol europeu, pois a empresa assinou um acordo com a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA), entidade responsável pela organização da modalidade, em fevereiro. A plataforma ainda tem acertos com alguns dos maiores clubes, como Barcelona, ​​Arsenal, Manchester United e Paris St. Germain.

Ao contrário da Europa, os acordos da Socios nos EUA ainda precisam incluir o lançamento de tokens, em grande parte devido a preocupações regulatórias. Os contratos são descritos pelas equipes como acordos de “marketing multiplataforma” que englobam publicidade no estádio e experiências de fãs orientadas por Socios, como encontros com jogadores, mas sem tokens – ainda.

“A regulamentação não é uma preocupação, é um processo educacional”, disse Alexandre Dreyfus, CEO da Socios, à CoinDesk em entrevista. “Na maioria dos países do mundo, você tem uma estrutura regulatória clara; nos EUA ainda não está completamente claro. A maioria das entidades está tentando descobrir qual é o melhor caminho para realmente lançar um produto e, no nosso caso, era isso que estávamos fazendo com as equipes da liga.”

A NFL, em particular, possui algumas das regras mais confusas em relação aos ativos digitais. A liga anunciou uma proibição temporária de todos os acordos de criptomoedas e tokens não fungíveis (NFT) em setembro do ano passado, mas afrouxou sua política em março para incluir acordos de patrocínio, mas não a promoção de criptomoedas específicas.

Todavia, vale lembrar que a próprio liga explorou ingressos baseados em blockchain no mês de novembro, enquanto jogadores como Tom Brady estão envolvidos há muito tempo em negócios próprios vinculados a esse setor.

Socios.com também possui acordos com várias equipes da NBA

A plataforma Socios.com não tem a intenção de se limitar as parcerias no futebol e futebol americanos. A empresa anunciou acordos com 24 equipes da National Basketball Association (NBA) em outubro, embora um representante tenha dito que o número agora é de 28.

“Ninguém com quem falamos é contra a tecnologia. É uma questão de processo. Normalmente, ninguém quer ser a primeira pessoa a fechar, mas ninguém também quer ser o último”, concluiu Dreyfus.