Para ASA, Arsenal desrespeita regras de publicidade em anúncios de Fan Token

A Advertising Standards Authority (ASA) manteve a sua decisão sobre as ações de marketing realizadas pelo Arsenal Football Club, rejeitando todas as contestações à sua decisão inicial.

Em agosto deste ano, os materiais promocionais postados na página do Arsenal no Facebook e em seu site ficaram aquém dos padrões exigidos em três aspectos distintos. As promoções, todas relacionadas a um produto baseado em criptomoeda chamado ‘Arsenal Fan Token’, foram consideradas irresponsáveis ​​e enganosas pela ASA. 

Em primeiro lugar, todos os anúncios foram considerados irresponsáveis ​​porque tiraram partido da inexperiência dos clientes e banalizaram os investimentos em criptomoeda. Em segundo lugar, foi declarado que os anúncios eram enganosos, uma vez que não ilustravam o risco do investimento.

Em terceiro lugar, eles eram enganosos porque não estava claro que o token promocional era uma criptomoeda, que só poderia ser obtido abrindo uma conta e trocando com outra criptomoeda – que então tinha que ser comprada.

ASA não aceitou os argumentos apresentados pelo Arsenal

O Arsenal, que fez parceria com a empresa especializada no mercado de Fan Token, Socios.com, desafiou as decisões do ASA em todas as três áreas. O principal argumento do clube de futebol centrava-se no fato de que “Fan Tokens eram tokens utilitários usados ​​para encorajar a participação dos torcedores”.

“Portanto, eram materialmente diferentes das criptomoedas, que eram moedas virtuais usadas como meio de pagamento. Fan Tokens eram promovidos de forma responsável, lembrando os fãs que eles só precisavam de um token para votar nas decisões do clube, de que deveriam comprar apenas o que pudessem pagar e incluíram informações no site com avisos de risco”.

No último ponto levantado pelo clube, argumentou que o público-alvo da ação publicitaria conhecia amplamente o mercado de criptomoedas e que o Socios.com é reconhecida na comunidade do futebol como uma plataforma de criptomoedas.

A ASA rejeitou os argumentos do Arsenal, refutando a alegação do clube de futebol de que a criptomoeda é um mercado bem conhecido, e as promoções deixaram claro que um investimento era necessário.

Anúncios do clube inglês não devem ser exibidos novamente

Sendo assim, a entidade definiu que os anúncios não devem ser exibidos novamente, e o Arsenal deve garantir que quaisquer futuras promoções não banalizem o investimento, e não tirem proveito irresponsável da falta de experiência dos clientes.