Pay4Fun ressalta importância de meios de pagamentos digitais no Brasil

O aumento dos meios de pagamentos digitais no país não é algo tão recente. Mas, com o cenário de crescimento digital, das vendas online e a contingência desenvolvida para minimizar os efeitos da pandemia de COVID-19, é possível pontuar que esses meios de pagamentos digitais estão cada vez mais relevantes no mercado nacional.

O Banco Central divulgou em 2020, dados minuciosos sobre o segmento de pagamentos no país. O relatório “Estatísticas de Pagamento de Varejo e de Cartões” aponta que a utilização de meios de pagamentos digitais não para de aumentar entre os brasileiros.

No ano passado, as operações feitas com dispositivos móveis totalizaram 46.113 milhões. Esses dados correspondem a alta de 35% na comparação com 2019, que registrou 34.170 milhões de operações. Em relação aos pagamentos de contas, tributos e transferências de crédito, os canais móveis e digitais também ganharam popularidade, englobando 37% destes pagamentos.

Foram feitas no ano passado 3.957 milhões de operações com essas finalidades, 35,4% a mais do que no ano anterior (2.922 milhões). A alta na utilização de cartões pré-pagos também é um dos destaques dos dados do Banco Central.

Em uma análise dos pagamentos de varejo e saques, realizados entre o quarto trimestre de 2018 e de 2020, dá para notar que a relevância dos cartões pré-pagos passou de 0,4% para cerca de 8% no período. Esse crescimento expõe o aumento da participação das empresas de pagamento nesse setor.

Quais as tecnologias mais populares de meios de pagamento digitais?

As mais recentes tecnologias de meios de pagamento que vem se tornado muito utilizadas no Brasil são:

PIX

Hoje em dia, o PIX é a sensação do mercado online de pagamentos no Brasil. Foi criado pelo Banco Central no ano passado. Usando chaves habilitadas por empresas que contam com a tecnologia, o usuário efetua pagamentos em qualquer hora, até mesmo finais de semana e feriados, sem cobrança de taxas.

QR Code

Já o QR Code é um modo de efetuar pagamentos à distância, através da adoção da câmera do smartphone. Os pagamentos com QR Code acontecem de forma muito rápida e segura. Além disso, esse código pode ser usado em pontos de venda, auxiliando na interação das lojas com distintas empresas de rede de pagamentos, através de cartões de crédito ou débito.

Aproximação

Os pagamentos por aproximação, chamados de também por contactless, ficaram bastante populares por conta da pandemia de Covid19, já que oportunizam pagamentos sem contato físico com máquinas de cartão, eliminando a necessidade de digitar senhas.

Algumas outras tecnologias como o CPF Token, ainda não são tão populares no país, mas podem ser tendências dos próximos anos.

Pay4Fun projeta futuro dos meios de pagamento no país

Mas, o que pode se esperar do futuro dos meios de pagamento no Brasil? Conforme a Pay4Fun, a situação econômica e social precisa ser considerada. Vários segmentos econômicos que estavam estagnados desde o começo da pandemia estão retornando com muita força.

A redução dos efeitos da pandemia tem permitido que muitas atividades limitadas ao mundo online no ano passado, fiquem cada vez mais próximas da normalidade. Assim, os eventos, viagens, trabalho, estudos e compras presenciais voltarão a crescer. Isso significa que acontecerá uma diminuição no uso dos meios de pagamentos digitais?

Claro que não! A melhor palavra para o futuro dos pagamentos no Brasil é convergência. O mundo real seguirá recheado de tecnologias digitais de pagamentos e estas facilitarão a integração social. O dinheiro vivo continuará presencia. Todavia, a segurança e praticidade das formas de transações online serão um enorme diferencial nesse período pós-pandemia.

Acompanhando estas tendências, a Pay4Fun está lançando vários produtos, com a intenção de tornar a experiência dos clientes e parceiros cada vez mais satisfatória. A Pay4Fun emprega toda a tecnologia das formas de pagamentos digitais, aliada a atendimento de excelência.

Atualmente, a tecnologia é algo fundamental, entretanto, o ser humano continua sendo centro de todo o empreendimento bem-sucedido. É por isso que o cuidado com o atendimento e suporte aos clientes e parceiros é primordial na Pay4Fun.