Codere-avanca-em-seu-processo-de-transformacao

Há quatro anos, a Codere e Comar fecharam um acordo para entrar no mercado de apostas esportivas de Galiza (uma comunidade autônoma na Espanha), embora a joint venture com a qual operam tivesse sido estabelecida anos antes.

Mas hoje em dia, a Codere enfrenta uma liquidação iminente, com ativos de 4,6 milhões de euros e passivos de mais de 6 milhões de euros.

Como resultado, o grupo anunciou o não pagamento de uma de suas dívidas e ratificou seus planos de liquidar a empresa, quando no dia 5 de novembro completa a reestruturação de sua dívida.

No primeiro dia de negociação desta semana, as ações da marca terminaram a 0,553 euros por ação, cerca de 57% abaixo do preço a que iniciou o ano, e longe dos 21 euros a que começou a negociar em 2007.

Como a empresa detalhou em um fato relevante para a Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV), o não pagamento de títulos garantidos no valor de 353 milhões de euros que estavam vencidos agora foi planejado como parte do processo de reestruturação da dívida que a empresa tem em andamento.

O plano de reestruturação da empresa

O acordo alcançado em abril passado para reestruturar a dívida será implementado em 5 de novembro. “Após a implementação da reestruturação, (…) a Codere S.A. acredita que não poderá mais continuar como uma empresa em andamento”, explicaram eles.

A diretoria da Codere, que também está presente na Argentina, Colômbia, México, Panamá e Uruguai, deverá convocar uma assembléia geral de acionistas para aprovar a dissolução da empresa e a abertura do período de liquidação.

Deve-se observar que o processo de reestruturação que o grupo anunciou em abril passado, e que deverá ser implementado em novembro, não implicará em nenhuma mudança no nível operacional: “não porá um fim a nenhuma de nossas atividades, e não afetará os compromissos adquiridos pela organização”.

Uma nova holding assumirá o Grupo Codere

A Codere será um grupo controlado por uma nova holding: “Através da qual os atuais credores da Codere S.A. terão o controle do grupo, enquanto seus acionistas reterão 5% do capital. Com a criação desta nova holding, a atual empresa controladora, Codere S.A., será liquidada e as operações da Codere serão integradas na nova empresa controladora”, consta em nota oficial.

Desta forma, o comunicado menciona ainda que “todas as empresas que compõem grupo são subsidiárias da Codere Newco, uma empresa espanhola que reúne as operações, funcionários e ativos de todos os países nos quais a Codere opera”.

A Codere Newco continuará a existir e a operar normalmente, sendo a única mudança que na nova fase estará sob o ‘guarda-chuva’ desta nova holding.