Codere-reporta-receita-de-E2663-milhoes-no-primeiro-semestre-de-2021

O plano de reestruturação financeira da Codere foi anunciado em abril deste ano e viu a empresa permitir que os credores assumissem o controle da ‘empresa-mãe’ do operador para manter a marca sustentável. Este acordo – que se seguiu a um acordo de refinanciamento para 2020 – foi então aprovado em maio.

Dividindo a receita por localização, um total de 149,0 milhões de euros veio das operações na América Latina, com a maior contribuição vindo do México em 63,3 milhões de euros. Este foi um aumento de 1,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Argentina ficou em segundo lugar, trazendo 41,4 milhões de euros, um declínio de 36,1%. Os 44,3 milhões de euros restantes foram gerados a partir das operações do Panamá, Uruguai e Colômbia.

As operações europeias representaram 77,3 milhões de euros do total, uma queda de 31,4%. A Itália trouxe 12,1 milhões de euros, uma queda significativa de 81,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Isto foi atribuído aos efeitos da nova pandemia do coronavírus (Covid-19), que fez com que as instalações de jogos da Itália permanecessem fechadas até junho de 2021. A Espanha gerou 65,2 milhões de euros, um aumento de 41,9%.

Entretanto, apesar do fechamento de muitas operações, as despesas operacionais totalizaram 244,8 milhões de euros, um aumento de 16,6% em comparação com o primeiro semestre de 2020.

Os custos e despesas relatados pela Codere

A maior parte deste total foi composta de custos de funcionários, que totalizaram 78,4 milhões de euros. Os jogos e outros impostos totalizaram 71,3 milhões de euros, enquanto os custos das mercadorias vendidas totalizaram 17,1 milhões de euros.

Os custos de aluguel totalizaram 3,7 milhões de euros, enquanto as despesas restantes foram categorizadas como “outros” e totalizaram 74,2 milhões de euros.

Outras despesas, no total de 85,4 milhões de euros, continuaram a afetar a receita do operador. Grande parte disto veio das despesas de depreciação e amortização, que chegaram a 69,0 milhões de euros. Os itens não recorrentes e as despesas de imparidade custaram 19,7 milhões de euros e 16,2 milhões de euros, respectivamente.

Os restantes 2,5 milhões de euros foram compostos de ganhos e perdas na alienação de ativos e provisões em transações comerciais.

Isto deixou a perda operacional em 85,4 milhões de euros. Os custos contínuos, incluindo despesas com juros a 79,5 milhões de euros, afetaram ainda mais o resultado final. No total, os ganhos antes do imposto de renda chegaram a um prejuízo de 169,4 milhões de euros.

Considerando os impostos de renda e juros, que chegaram a um total de 1,4 milhões de euros, a perda líquida total para o primeiro semestre foi de 168,7 milhões de euros, um aumento de 5,0% em relação ao ano anterior.

Em maio, foi anunciado que a Codere havia lutado financeiramente em seus resultados do primeiro trimestre, uma vez que a receita caiu cerca 54,3%.

A divisão online da Codere, por sua vez, está preparada para girar em torno da empresa principal, com a nova empresa de capital aberto a ser negociada no mercado de ações Nasdaq dos EUA.