PSG conclui contratação de Messi com parte da negociação em Fan Tokens
Foto: PSG / Twitter Oficial

Nesta quinta-feira, 12, o Paris Saint-Germain (PSG) comunicou que usou criptomoedas para finalizar a contratação do argentino Lionel Messi. Segundo o site oficial do clube parisiense, o craque recebeu parte do pagamento das luvas pela oficialização do vínculo de dois anos em $PSG Fan Tokens.  

Essa foi a primeira vez que o clube de futebol situado na capital francesa utilizou criptoativos para realizar a contratação de um jogador. Mas, o PSG não precisou qual foi a parcela da quantia das ‘luvas’ quitada em criptomoedas, nem o valor fornecido para fechar com o craque, que não renovou seu contrato com o Barcelona, da Espanha.

“O furor em torno das últimas contratações na movimentada janela de transferência de verão do clube criou um enorme aumento de interesse em “$PSG Fan Tokens”, com volumes de negociação superiores a US$ 1,2 bilhão nos dias anteriores à chegada de Messi”, diz o comunicado oficial do PSG.

Fan tokens é uma espécie de criptomoeda que permite ao seu proprietário participar de algumas decisões ligadas a organização esportiva, como selecionar detalhes no vestiário, a cor do ônibus que leva o elenco, a música que será executada após os gols, enviar mensagens de apoio aos atletas, entre outras ações.

O Manchester City, da Inglaterra, e o Milan, da Itália, também aderiram a essa modalidade de negócio. No futebol nacional, Corinthians, Atlético-MG e até a seleção brasileira já estão trabalhando como esses criptoativos.

Como o famoso bitcoin e outras moedas digitais, os tokens também podem ser comercializados em bolsas e variam de preço. “Essa iniciativa posiciona ainda mais o Paris Saint-Germain como uma das marcas esportivas mais inovadoras e vanguardistas do mundo”, consta na nota do novo clube de Messi.

PSG emitiu 20 milhões de Fan Tokens desde janeiro de 2020

Em conjunto com a plataforma Socios.com, o PSG emitiu cerca de 20 milhões de Fan Tokens desde o começo do ano passado. Marc Armstrong, Diretor de Parcerias do PSG, afirmou: “O envolvimento do clube com a Socios.com e com os $PSG Fan Tokens é um grande sucesso. Conseguimos desenvolver um relacionamento com novos fãs ao redor do mundo e gerar renda”.

Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz e Socios.com, reforçou: “O  Paris Saint-Germain está colhendo os benefícios de sua abordagem inovadora e estou convencido de que este será o início de uma nova tendência que fará os Fan Tokens e Socios.com desempenharem um papel cada vez mais importante no mais alto nível do esporte”.