AFA amplia acordo e Primeira Divisão Argentina se chamará ‘Torneo Socios.com’

A Federação Argentina de Futebol (AFA) ampliou o seu acordo com Chiliz, empresa criadora dos Fan Tokens e da plataforma Socios.com. A partir de agora, a Primeira Divisão Argentina passa a se chamar Torneo Socios.com ao longo da temporada 2021-22.

O torneio, organizado pela Liga de Futebol Profissional (LPF), entidade pertencente à AFA, teve início na última sexta-feira, 16, com o duelo entre o Club Atlético Unión de Santa Fe e o Boca Juniors, atual campeão da liga.

Este novo acordo estende a colaboração estabelecida em maio passado entre Chiliz e AFA, pela qual a seleção argentina se tornou a primeira a lançar seu Fan Token através do Socios.com em 11 de junho.

Fan Tokens são ativos digitais colecionáveis, que concedem aos fãs acesso a uma série de vantagens, como participação nas decisões das organizações por meio de votação, ofertas exclusivas, promoções e descontos ou interagir com outros fãs em chats, jogos, concursos e outras ações no aplicativo Socios.com.

Socios.com já possui mais de 40 organizações parceiras

Mais de 40 organizações esportivas internacionais já fizeram parceria com a Chiliz para lançar Fan Tokens na plataforma Socios.com, permitindo que seus fãs desfrutem de benefícios exclusivos como parte de uma vibrante comunidade internacional.

Os parceiros do Socios.com incluem gigantes do futebol europeu, como FC Barcelona, ​​Paris Saint-Germain, AC Milan, Manchester City, Atlético de Madrid e Valencia CF, entre outros. Também marcas líderes como UFC, equipes de Fórmula 1 e clubes de críquete da Premier League indiana. Além disso, a organização recentemente fechou com as franquias Philadelphia 76ers e Boston Celtics da NBA.

Na Argentina, o Clube Atlético Independente é até agora a única entidade que lançou seu Token no Socios.com. Outras instituições sul-americanas a fazer isso são o Corinthians e o Atlético Mineiro, do Brasil. Somente no primeiro semestre de 2021, os Fan Tokens geraram lucros de 150 milhões de dólares.

O Socios.com está em processo de expansão e tem planos ambiciosos de aumentar sua presença tanto na Argentina quanto na América Latina, com o objetivo de inaugurar uma nova era em que os torcedores passam de espectadores a protagonistas do esporte.

Sobre este acordo, Claudio Tapia, Presidente da AFA, destacou: “Estamos muito felizes por iniciar esta nova trajetória junto com o Socios.com. Este acordo é muito importante porque será a primeira vez que o torneio argentino será associado a uma marca. O futebol argentino deve continuar crescendo no mundo, aumentando sua audiência e visibilidade global”

Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz e Socios.com, também se pronunciou: “Este anúncio histórico é um marco no caminho que levará o Socios.com a se tornar a marca global de referência no segmento de engajamento do torcedor, aumentando exponencialmente nossa visibilidade na Argentina e América Latina”.