Cruzeiro firma parceria com plataforma Liqi para tokenização de ativos

O Cruzeiro firmou um acordo com a plataforma de tokenização de ativos, a Liqi, visando obter receita extra a partir da oferta de criptomoedas para a torcida que serão trocadas pelo dinheiro recebido via sistema de solidariedade da Fifa. Conforme a empresa, a perspectiva é conseguir até 6 milhões de reais para a Raposa em apenas 30 dias.

Inicialmente, o token do Cruzeiro será vendido por 25 reais em quatro lotes separados. A intenção é que os torcedores que adquirirem a moeda recebam recompensas com o dinheiro que o clube ganhar do mecanismo da Fifa.

Conforme o site MKT Esportivo, esse mecanismo da entidade máxima do futebol no mundo repassa ao time formador do jogador uma parte da sua transferência. A intenção é que a pessoa que adquirir o token tenha direito sobre o recurso que entrar nos cofres do Cruzeiro pelo mecanismo da Fifa.

“Hoje, não existem instrumentos para que um investidor pequeno possa ter acesso a esse tipo de ativo em clubes de futebol. E é super importante para nós vermos que, através da Liqi e da tokenização, estamos levando para o mercado um ativo muito relevante de um dos maiores clubes do Brasil. Pensamos em uma maneira de incluir novos investidores ao mercado de futebol”, disse Daniel Coquieri, fundador e CEO da Liqi.

Presidente do Cruzeiro celebra novo acordo comercial

Sérgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro, também se pronunciou: “Sempre tivemos tradição em revelar grandes jogadores. São atletas que hoje brilham em outras equipes em várias partes do mundo e que nos garantem um retorno financeiro quando são revendidos a outros clubes, graças ao mecanismo de solidariedade”.

Rodrigues complementou: “E é essa ferramenta que vamos trabalhar com a Liqi, garantindo novas oportunidades de rentabilidade ao Cruzeiro, dando a oportunidade também para que o torcedor possa investir em um ativo que poderá lhe dar um retorno ainda maior no futuro”, acrescentou Sérgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro”.

Para definir a capacidade deste modelo de negócios, foram avaliados cerca de 380 atletas da Raposa para estabelecer a perspectiva de receita a longo prazo. A recompensa dos compradores dos token pode ocorrer tanto ao aguardar o retorno do projeto, que tem validade de seis anos, quanto pela negociação dos tokens no mercado.

Negócios com token crescem no mundo do futebol

Em entrevista ao Valor Investe, o CEO do Cruzeiro, Paulo Assis revelou que outros times devem seguir esse modelo de negócio, uma vez que a plataforma está negociando com outras equipes brasileiras, incluindo um clube do Nordeste.

A expectativa é que novos acordos de tokens sejam anunciados em breve. “A indústria do futebol está se transformando. Lá na frente, a gente vai ser parabenizado por ter sido um dos pioneiros”, afirmou em entrevista ao Valor Investe.

É importante frisar que a formula de negócios a partir de tokens tem se popularizado entre os times de futebol. Clubes de expressão mundial, como Barcelona, ​​Juventus, Paris Saint-Germain, AS Roma, Atlético de Madrid, Galatasaray, Manchester City e o Milan também firmaram acordos para lançar Fan Token com a plataforma Socios.

O UFC também anunciou um acordo mundial visando ampliar o engajamento da sua base de fãs com o lançamento do projeto de token em breve. A plataforma Socios se difere do modelo do Cruzeiro por ser um aplicativo de recompensas para os fãs de organizações esportivas desenvolvido por blockchain Chiliz. Assim, os proprietários dos Fan Token tem acesso a experiências exclusivas.