FIFA e ONU anunciam ações para fortalecer luta contra combinação de resultados

A Fifa, entidade máxima do futebol, fez parceria com o Escritório contra Drogas e Crime das Nações Unidas (UNODC) para lançar uma iniciativa que visa combater a combinação de resultados e a manipulação em todo o mundo.

O Programa de Integridade Global da Fifa foi elaborado para melhorar a educação e desenvolver a capacidade de proteção do esporte em todas as 211 associações membros da organização, compartilhando conhecimento e recursos.

De acordo com a Fifa, o objetivo é estabelecer medidas sustentáveis ​​de integridade e anticorrupção em nível local, para que cada uma de suas confederações se beneficie de uma série de workshops virtuais focados na integridade do futebol.

“A manipulação de resultados é uma questão muito real e ameaça à integridade e credibilidade do futebol em muitos países ao redor do mundo”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Infantino acrescentou: “Trabalhando em estreita colaboração com especialistas do UNODC e juntamente com outros esforços que a Fifa está realizando, o Programa de Integridade Global é outro passo importante da Fifa para proteger o futebol. E, terá um papel importante na educação e capacitação das federações para ajudar a combater a manipulação de resultados em nível local”.

Para apoiar o programa, a Fifa também lançará a “Integrity Officers Community Platform”, uma plataforma online voltada para a comunidade e oficiais de integridade em todas as associações e confederações ao redor do mundo.

Além disso, a Fifa explicou que a plataforma reunirá uma rede global de oficiais de integridade visando trocar suas experiências e compartilhar as melhores práticas relacionadas à prevenção, combate à manipulação de partidas e à defesa do futebol.

Fifa quer estimular que jogadores e dirigentes denunciem tentativas de manipulação de resultados

O lançamento do programa global ocorre depois que a entidade esportiva e o UNODC, em dezembro do ano passado, anunciaram planos para uma nova campanha incentivando a indústria do futebol a se manifestar sobre a manipulação de resultados.

A parceria se concentra nas plataformas de denúncias confidenciais da Fifa, com o intuito de encorajar jogadores, treinadores e dirigentes a alertar, resistir e denunciar qualquer tentativa de corrupção ou combinação de resultados.