FIFPRO e FIFA Firmam Acordo para Combater a Manipulação de Resultados
Foto: European Gaming

This post is also available in: English (Inglês)

A Federação Internacional de Associações de Jogadores de Futebol Profissionais (FIFPRO) assinou um acordo com a FIFA visando combater a manipulação de resultados no futebol.

Conforme o acerto, ambas as organizações endossarão um software que facilitará a denúncia anônima de movimentações supeitas e irregulares no esporte.

A FIFPRO possui um aplicativo chamado ‘Red Button’ e o distribuirá aos jogadores por meio das associações afiliadas. O mecanismo funcionará em conjunto com programas existentes, como FIFA Integrity APP e BKMS, e também com outros meios de fiscalização da modalidade.

A organização de jogadores da Finlândia criou o Red Button em parceria com o governo local. Desde então, o app é considerado a melhor ferramenta disponível para denúncias anônimas.

Aplicativo da FIFPRO será incluído em sistema global de alertas da FIFA

Segundo o contrato, a FIFA reconhecerá o Red Button como uma ferramenta válida para alertas. A organização máxima do futebol também investigará oficialmente cada informação recebida por meio do aplicativo.

“Estamos satisfeitos que a FIFA concordou em endossar o aplicativo Red Button que a FIFPRO está disponibilizando aos jogadores de futebol profissionais por meio de nossas associações. Estamos confiantes de que fortalecerá o futebol e o poder público na luta contra a manipulação de resultados”, disse Roy Vermeer, diretor jurídico da FIFPRO.

Ele acrescentou: “Com os jogadores enfrentando ações disciplinares por não reportarem cada abordagem de manipulação de resultados, deve haver uma maneira de fazerem isso sem medo de estarem colocando suas famílias e suas carreiras em perigo. O Red Button fornece essa facilidade e ajudará os jogadores a gerenciar esse risco”.

Oliver Jaberg, do Departamento Jurídico e de Conformidade da FIFA, também se pronunciou. “Proteger a integridade do futebol e garantir que todos os participantes possam jogar em um ambiente seguro é uma das prioridades da FIFA”, declarou.

Jaberg salientou ainda que “a colaboração com a FIFPRO e seu aplicativo Red Button fornecerá aos jogadores outra plataforma importante e fácil de usar para relatar confidencialmente quaisquer preocupações que possam ter”.

De acordo com o representante da Fifa, o trabalho colaborativo em todos os níveis do futebol é uma parte fundamental da “abordagem da FIFA para proteger a integridade do esporte. E, esperamos colaborar com a FIFPRO nesta nova iniciativa”.

This post is also available in: English (Inglês)