A opção de jogos online não está mais disponível na plataforma da Loteria de Sergipe, a Lotese. De acordo com o Banco do Estado (Banese), que administra a loteria, a área está sendo remodelada e voltará em breve. A informação foi divulgada na quinta (29).
A causa principal da retirada dos jogos online da Lotese decorre de questionamentos feitos por deputados estaduais, um deles foi o deputado Marcos Oliveira (PL).
Conforme informações do Banese, alguns parlamentares utilizaram a tribuna da Assembleia Legislativa para questionar os jogos disponibilizados na plataforma. Deputados citaram jogos como o Fortune Tiger, conhecido no Brasil como ‘Jogo do Tigrinho’.
Assim, diante dos questionamentos, o governador do estado, Fábio Mitidieri, determinou junto à presidência do banco a retirada do jogo do Tigrinho da Lotese, o que ocorreu ainda na quarta.
O presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Marco Antônio Queiroz, disse que, após a geração de dúvidas, o jogo não irá retornar. No entanto, segundo Queiroz, a modalidade é legal e está em total conformidade com a autorização de funcionamento da loteria.
Em nota, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) informou que “todas as modalidades de jogos e produtos que foram submetidas para autorização, pela Lotese, foram analisadas em estrita obediência aos requisitos da lei federal e lei estadual”.
Entenda o surgimento da Lotese
O processo de criação da Loteria de Sergipe tem início no ano de 2021 com a criação da Lei Estadual 8.901. Esta lei autorizou o Poder Executivo a prestar o serviço, portanto, um ano após o Supremo Tribunal Federal permitir aos estados brasileiros atuarem no mercado de jogos. No entanto, em 2022 a lei foi regulamentada, através dos Decretos estaduais 159 e 165.
Em 2024, a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, a Lei Estadual 9.440. Desta forma, autorizando o Banese a planejar, organizar, explorar e operar, em nome do poder Executivo, os serviços lotéricos em Sergipe.
Em novembro do mesmo ano, o Banco Central do Brasil autorizou o Banese a criar uma subsidiária para explorar o negócio de loterias em Sergipe. Desta forma, teve início o processo competitivo para a realização da parceria estratégica, finalizado em 2025.