A Sorte Online, maior plataforma de inovação digital em loterias e uma das principais do segmento no país, destaca-se no mercado de loterias online já tendo distribuído mais de R$ 205 milhões em prêmios para jogadores de todo o país.

A empresa não pôde deixar de estar presente no maior encontro da indústria do iGaming mundial, a ICE London 2023. Para saber de suas impressões e resultados, conversamos com o CMO da companhia.

Thiago Arantes é o CMO da Sorte Online, com mais de 15 anos de experiência na área, acumulando diversas competências no setor. Desde 2021 está à frente do marketing da Sorte Online liderando times de alta performance focados em Aquisição, Engajamento e Branding.

O portal iGaming Brazil entrevistou com exclusividade Thiago para saber, entre outras coisas, como foi a sua experiência na ICE London, realizadas nos últimos dias 7 a 9 de fevereiro.

Veja a entrevista na íntegra.

iGaming Brazil – Em um contexto geral, como diria que foi o evento? 

Thiago Arantes – É o maior evento de jogos do mundo, a dimensão, sua magnitude, realmente é algo impressionante. Não foi minha primeira vez no evento, mas toda vez fico bastante impressionado com o que ele simboliza.

A oportunidade principal do evento é o networking, no local nos reencontramos e conhecemos muitas pessoas que ajudam a entender a perspectiva global do mercado, entender as conversas que estão acontecendo, como elas estão sendo tratadas e elevar a discussão. Toda vez que vamos para um evento como esse, temos um termômetro sobre como o mundo está encarando os jogos, o Brasil… E depois a gente volta com isso e temos a lição de casa.

Ficou muito claro dessa vez, ano passado já estava bem aceso isso, mas nesta edição foi perceptível que o Brasil é a bola da vez. Falaram bastante da Índia, mas o Brasil foi um dos centros das atenções do evento em relação à expansão do setor. Tanto quanto a presença dos brasileiros no evento, como do interesse geral do evento em nós, foi uma atenção notável. 

iGaming Brazil – Quais foram as principais novidades apresentadas? E com relação ao mercado de loterias online, alguma novidade? 

Thiago Arantes – O que eu busquei olhar no evento foi a perspectiva do mundo com relação a loterias e a novas frentes de negócio de iGaming. O que ficou muito claro é que as loterias online são oportunidades de reinvenção do segmento de loterias e que é por meio delas que continuaremos crescendo e conseguiremos criar novos produtos para gerar uma maior aproximação dos novos jogadores. Entender a digitalização das loterias e criação de novos produtos digitais dentro do segmento  é o que vai possibilitar a manutenção do crescimento e da consolidação das loterias nos próximos anos.

Se você olhar o mercado de loterias, historicamente ele tem levado um pouco mais de tempo para adotar essas novas tendências tecnológicas,  tirar proveito delas e conseguir evoluir, e aí eu estou falando de “como o setor de loterias entende personalização”, “como ele entende de digitalização”, “como ele entende uma melhor integração com outras verticais de jogos mais digitais”. Então entendo que esse é o momento em que estamos prontos para dar esse passo importante no crescimento. Já é de conhecimento de todos que precisamos nos digitalizar e que existe uma grande oportunidade nesse processo para aumentar essa reconexão com os novos jogadores. 

Com isso, entendo que a regulação é o aspecto mais desafiador que os mercados estão tentando solucionar quando o assunto é a digitalização das loterias. Existem avanços muito notáveis como os EUA, com modelos muito interessantes digitais para o jogador, para o operador e para o regulador, onde todo mundo sai ganhando. 

Existem modelos e aprendizados que já acontecem em New Jersey, por exemplo, um dos mercados simbólicos, Texas também. Mas, no Brasil ainda temos muito a melhorar, pois existe uma oportunidade muito grande de evoluir, de diversificar os produtos para que ele se adeque aos novos tempos. Estamos em tempo para fazer isso e a oportunidade existe, só precisamos conseguir avançar da melhor forma com empenho de todos os envolvidos.

iGaming Brazil – O que conseguiu extrair de conteúdos que certamente trará como lição para o Brasil? 

Thiago Arantes – O principal é a importância do desenvolvimento de novos produtos digitais que entendem o comportamento desse novo jogador. Como criamos esses novos produtos de acordo com as demandas e tendências que estão acontecendo hoje. 

Outro ponto importante é que existe um potencial de desenvolver modelos mais inteligentes para o engajamento baseado no comportamento individual. Nós temos muita informação de navegação desses jogadores, especialmente  comportamental, e com tudo isso é possível criar experiências que sejam mais interessantes para eles. Isso é algo que temos que ter em mente tanto no desenvolvimento de produtos, como no desenvolvimento de toda a jornada de engajamento durante o uso do produto.

iGaming Brazil – Pode falar um pouquinho de como foi o dia a dia do evento? 

Thiago Arantes – O evento é muito mais de networking do que de palestras, o foco é realmente a conexão. Nas  conversas conseguimos entender o que está acontecendo, as novas plataformas e tendências. A participação te oferece muita visão sobre as tecnologias e bastante networking. Basicamente o dia a dia foi o entendimento das novas plataformas e como podemos criar novas frentes de negócio ou mesmo novas plataformas para melhorar a experiência que temos atualmente. Tecnologias de marketing de uma forma geral, entender também a estratégia global de regulação, ver como o mundo está regulamentando, quais são as decisões e os países que têm obtido os melhores resultados e suas estratégias. Também foi importante reencontrar os brasileiros e conhecer as pessoas que estão moldando o mercado.

iGaming Brazil – Dê sua visão geral do evento e fale sobre a importância de sua presença na feira, principalmente com os temas que foram discutidos e possuem relação com o mercado de Sorte Online.

Thiago Arantes – Acredito que estamos no momento certo para dar um salto exponencial, temos empresas aqui no Brasil com grande potencial. E os números de engajamento do Brasil com apostas esportivas durante a Copa abriram ainda mais os olhos do mundo para outras verticais de jogos aqui no país.

Entendo que é sempre importante olharmos o que está sendo feito lá fora para poder criar algo que seja único e que entenda nosso público aqui dentro. Acho que não é copiar, é fazer do nosso jeito, como o brasileiro sempre faz. E estou bastante otimista com o que podemos  construir daqui pra frente aqui no Brasil com essas empresas que estão aqui fazendo isso acontecer e o potencial na regulação que vislumbramos.