A operadora de loteria nacional francesa, Française des Jeux (FDJ), fez uma doação de 1,26 milhões de euros (US$ 1,26 milhões) para ajudar o patrimônio histórico da França. No final do mês passado, a FDJ embarcou em sua quinta ‘Mission Patrimoine’, um projeto de arrecadação para a proteção e restauração de locais patrimoniais.
Agora, na mesma linha, a FDJ e a Fundação do Patrimônio Francês (Fondation du Patrimoine) uniram forças para ajudar a restaurar um pedaço da história parisiense. O YMCA Paris, localizada na Rue de Trévise, foi inaugurado em 1893 e abriga a quadra de basquete mais antiga do mundo.
Em uma tentativa de conservar o local, um monumento histórico “enfraquecido pelo tempo”, a FDJ e a Fondation du Patrimoine concederam à YMCA o valor de 1,26 milhões de euros.
Stéphane Pallez, Presidente e CEO da FDJ, comentou sobre a renovação: “Contribuir para a renovação do YMCA, um local ‘enfraquecido’ pelo tempo, e trazê-lo de volta à vida, é uma fonte de grande orgulho para a FDJ, nossa Fundação Corporativa e colaboradores”.
Ela continuou: “O projeto YMCA nos permite combinar nossos vários compromissos sociais nas áreas de patrimônio, esporte e juventude”.
Em agosto, a FDJ lançou a última parte de sua ‘Mission Patrimoine’. Isto envolveu uma campanha de raspadinha e vários sorteios de Loto para arrecadar dinheiro para a Fondation du Patrimoine.
Célia Vérot, Gerente Geral da Fondation du Patrimoine, disse: “O YMCA Paris prova que além de seu interesse cultural ou arquitetônico, o patrimônio pode desempenhar um papel social muito útil”.
“Com o apoio da FDJ e da Fundação FDJ, a Fondation du Patrimoine promove o financiamento de projetos patrimoniais com impacto em termos de inclusão e integração”, completou Célia.
Sobre a FDJ
A FDJ sempre contribuiu para a sociedade francesa desde a criação da Loteria Nacional em 1933, desempenhando um papel fundamental na redistribuição de grande parte das apostas em seus jogos.
A história começou quando Bienaimé Jourdain e Albert Jugon tiveram a ideia de criar uma loteria visando arrecadar fundos para ajudar os combatentes feridos na Primeira Guerra Mundial, que não eram contemplados na época por auxílio estatal.
Além de oferecer serviços de loteria de alto nível, a empresa apoia diversas ações de interesse social (associações beneficentes, esporte francês, conservação de patrimônio histórico, etc.).