Loteria Nacional do México lança coleção de NFTs

Um grupo de 12 ilustradores iniciou um projeto envolvendo 54 cartas tradicionais da Loteria Nacional do México para trazê-las ao mercado dos tokens não fungíveis (NFTs) e ao mundo criptográfico.

O projeto Cryptoloteria.mx leva o jogo centenário até a tecnologia do momento, colocando-o no mercado de blockchain, onde cada letra terá seu certificado de autenticidade como peça de arte digital.

Nesse caso, são 648 cartas, já que cada um dos artistas produziu o baralho na íntegra. Assim, são 474 NFTs comuns, 120 especiais e 54 lendários, conforme explicou o sócio-gerente da Cryptolotería, Raúl Ramírez.

Ao contrário da maioria dos NFTs atuais, os cartões não estão à venda como arte, mas podem ser obtidos jogando na loteria no formato do projeto. Isso pode ser feito uma vez por semana, adquirindo um jogo em uma das três modalidades em que as cartas são vendidas.

“Para ganhar é preciso criar uma linha vertical, horizontal ou diagonal de quatro, para que os jogadores tenham a possibilidade de comprar mais de um envelope, alugar suas cartas ou trocar dentro da mesma plataforma”, explicou Ramírez.

Sobre a Loteria Nacional do México

A Loteria Nacional do México é um órgão da Administração Pública Federal, encarregado de realizar sorteios de prêmios em dinheiro, com o objetivo de arrecadar dinheiro para apoiar financeiramente o Poder Executivo em assuntos e projetos que proporcionam a igualdade entre os mexicanos sem possibilidade de satisfazer suas necessidades mais urgentes.

De acordo com o site oficial da loteria mexicana, a intenção é se tornar uma instituição de referência e exemplo a nível nacional e internacional, reposicionando a sua imagem perante a opinião pública, aumentando os níveis de credibilidade e confiança.

Atualmente, a loteria conta com três serviços cadastrados no Catálogo Nacional de Procedimentos e Serviços do Estado. Além disso, qualquer bilhete premiado de qualquer valor pode ser retirado diretamente nos escritórios da Loteria Nacional, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira.