MAPA realiza RoadShow com empresas interessadas na operação da loteria do Maranhão

Nessa quarta-feira, 4, Maranhão Parcerias (MAPA) promoverá um Roadshow, no qual pretende reunir as empresas do setor de jogos e apostas para mostrar a modelagem selecionada para exploração da loteria estadual.

“Na reunião, será apresentada a modelagem definida a partir do estudo selecionado no PMIP e aberto o edital para consulta pública”, explicou o presidente da MAPA, Antonio Nunes.

O Roadshow acontecerá em formato online e já está com as inscrições abertas por meio do link: https://mapa.ma.gov.br. Depois do evento desta quarta, a consulta pública será aberta e acontecerá entre os dias 5 e 20 de agosto.

Modelagem escolhida para a exploração do serviço

No último dia 23, foi anunciado um relatório que definiu o modelo de implementação da loteria estadual do Maranhão. A comissão de seleção avaliou três modelos escolhidos ao longo da Fase de Autorização prevista no PMIP Loteria do Maranhão.

O relatório da NGT Brasil foi selecionado para ser parcialmente usado. “O processo de implantação da loteria segue conforme o previsto e a Mapa o tem como uma prioridade, cumprindo a determinação do Governo do Estado”, afirmou Antonio Nunes.

Nunes acrescentou que o governo do Maranhão: “tem pressa na concretização do projeto, considerando a geração de recursos através da loteria, que serão destinados para a educação e para a seguridade social, duas pautas importantes para a gestão estadual”.

História da loteria estadual do Maranhão

A loteria do Maranhão foi criada em 1956 por meio da Lei 1.445. Desde então, o serviço enfrentou diversas paralisações e retomadas. A situação se alterou no ano passado em função de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a determinação do Supremo, a exploração dos serviços de loterias não é exclusiva do Governo Federal. Portanto, os estados e municípios foram autorizados a retomar ou criar as suas próprias loterias.