Funcionários de lotéricas podem ser incluídos em grupos prioritários para vacinação contra Covid-19
Foto: Agencia Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, divulgou novas diretrizes para o plano nacional de vacinação contra a Covid-19. Enquanto o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, declarou que trabalhará para que os funcionários de lotéricas também sejam incorporados aos novos grupos prioritários.

Isso porque os trabalhadores de bancos e das agência dos Correios de todo o país agora passam a ter prioridade no processo de imunização contra a doença. O ministro da Saúde não chegou a precisar a quantidade de brasileiros beneficiados com a nova norma.

Segundo Marcelo Queiroga, o pedido foi realizado pelas categorias há cerca de 20 dias e foi acatada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) na última terça-feira. Ele informou que um comunicado técnico deve ser anunciado até o final desta semana, visando detalhar aqueles que ganharão acesso prioritário às vacinas.

“Hoje nós tivemos uma posição definitiva do Programa Nacional de Imunizações para que os servidores dos bancos e dos Correios e telégrafos fossem incluídos no rol de prioridades”, disse Queiroga, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

O presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribero, pontuou que há cerca de meio milhão de bancários no Brasil. Conforme Ribeiro, 50% desse montante está atuando de maneira remota. E, da outra metade, aproximadamente 150 mil ainda não foram vacinados.

“Nós estamos falando de mais de meio milhão de bancários que terão acesso antecipado ao processo de imunização 50% estão em home office. O restante, estamos falando em torno de 250 mil bancários, nós temos ainda a vacina 153 mil pessoas”, afirmou o presidente do Banco do Brasil.

Andamento da vacinação contra a Covid-19 no Brasil

Mais de 13% da população já recebeu a segunda dose ou a dose única das vacinas contra a Covid-19 e estão imunizados, de acordo com o consórcio de veículos de imprensa. Ou seja, 27 milhões de brasileiros estão devidamente vacinados, sendo 26.682.278 com a segunda dose e 1.113.011 com dose única, da Janssen.

Já a primeira dose foi realizada em 78,5 milhões de pessoas, equivalente a 37% dos brasileiros. No total, 106.269.948 doses já foram aplicadas desde o início do processo, em janeiro deste ano.