O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), informou que vai iniciar uma espécie de ‘loteria’ com prêmios de até R$ 10 mil nos próximos dias para quem receber as duas doses das vacinas contra a Covid-19. A ação, anunciada nesta terça, tende a estimular os moradores a finalizar a imunização contra a doença.
Os prêmios serão na forma de cartões para aquisição de alimentos que vão desde mil reais até R$ 10 mil. Anteriormente, as pessoas que se vacinavam também recebiam mingau de milho em ‘arraiás de imunização’, onde a aplicação acontecia de maneira contínua nos finais de semana.
Essa iniciativa de Flávio Dino acompanha uma série de ações nos Estados Unidos, onde alguns estados estão fornecendo cerveja, doces e abrindo loterias específicas para quem se dispor a fazer as duas doses das vacinas. A capital do Maranhão, São Luís já está disponibilizando a primeira dose para a população em geral acima dos 26 anos.
De acordo com O Globo, a cidade já está até registrando o chamado ‘turismo de vacina’. A capital procurou acelerar o processo de imunização contra a Covid-19 após a descoberta dos primeiros casos da variante delta no Brasil.
Ao menos oitos estados já estabeleceram calendário para vacinar todos os adultos a partir dos 18 anos sem comorbidades. Rio do Grande do Sul, Pará, Goiás e São Paulo querem fornecer a primeira dose para todo esse grupo até o mês de setembro. Todavia, outros lugares como o Distrito Federal, estacionaram no calendário e estão imunizando os moradores com 50 anos ou mais.
Dados da vacinação anticovid no Maranhão
Conforme as informações do vacinômetro do Ministério da Saúde, o estado do Maranhão já realizou a aplicação de 2.285.099 doses das vacinas anticovid até a terça-feira, 15. Desse montante, 1.739.885 se referem a primeira dose, correspondendo a 76,14%, enquanto as demais 545.214 (23,85%), são da segunda dose.