Secretário de Loterias, do Ministério da Economia, deixa o cargo e já tem substituto

Na quarta-feira, 26, o Ministério da Economia promoveu algumas alterações em funções internas. O atual secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (Secap), Pedro Calhman de Miranda, deixou o posto por “razões pessoais”. Gustavo Guimarães, atual secretário especial adjunto de Fazenda, assumirá o cargo.

Enquanto o último cargo de Guimarães passa a ser ocupado por Gildenora Milhomem, atual subsecretária de Contabilidade Pública do Tesouro Nacional. Essas modificações aconteceram poucos dias depois da indicação oficial de Bruno Funchai para secretária especial da Fazenda, substituindo Waldery Rodrigues.

Gustavo Guimarães será o secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria

Gustavo Guimarães
Guimarães assume a SECAP. Foto: Correio Braziliense

Essa mudança acontece devido a um desgaste da equipe econômica durante o processo de negociação do Orçamento deste ano. Guimarães é servidor de carreira do Banco Central e doutor em economia pela Universidade de Brasília. Ele entrou no Ministério da Fazenda na metade de 2016 e continuou na equipe após a transição para Ministério da Economia.

Gustavo Guimarães atuava como secretário-adjunto desde agosto de 2016. De saída, Calhman também é servidor do Banco Central e integrava a equipe desde agosto de 2016, quando exercia a função de subsecretário de Acompanhamento Econômico.

No começo de 2019, ele tomou passe da Subsecretaria de Política Microeconômica e Financiamento de Infraestrutura da Secretaria de Política Econômica (SPE) e estava à frente da Secretária de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria desde o segundo semestre do ano passado.

A nova secretária-adjunta, Gildenora é auditora federal de Finanças e Controle do Tesouro, contadora e especialista em administração pública. Ela teve passagem como secretária-geral de Administração da Advocacia-Geral da União (AGU) entre 2010 e 2015, quando começou a atuar na subsecretaria de Contabilidade Pública.

O departamento de contabilidade do Tesouro ficará sob a responsabilidade do atual coordenador-geral de Contabilidade da União, Heriberto Henrique Vilela do Nascimento, que também é auditor federal de Finanças e Controle. Nascimento é contador, especializado em contabilidade e gestão pública, com mais de uma década de atuação no setor.