Cinco cidadãos vacinados de Ohio ganharão US$ 1 milhão cada um, por meio de uma nova loteria anunciada na quarta-feira, em um dos maiores incentivos financeiros anunciados por um estado para combater a baixa demanda pela vacina da COVID-19.
A partir de 26 de maio, o estado concederá US$ 1 milhão por semana a um adulto que tenha recebido pelo menos a primeira dose da vacina contra a COVID-19, disse o governador Mike DeWine. Haverá cinco ganhadores no total.
“Eu sei que alguns podem dizer: ‘DeWine, você está louco! Esta sua ideia de sorteio de um milhão de dólares é um desperdício de dinheiro”, disse o governador durante um discurso na quarta-feira. “Mas realmente, o verdadeiro desperdício neste ponto da pandemia – quando a vacina está prontamente disponível para qualquer um que a queira – é uma vida perdida para a COVID-19”.
O estado tirará nomes do banco de dados de registro de eleitores publicamente disponível do Secretário de Estado de Ohio. As pessoas também podem se inscrever através de um portal on-line. Os vencedores devem ser residentes de Ohio, ter pelo menos 18 anos de idade no dia do sorteio e ser vacinados antes do sorteio.
Os sorteios serão realizados pela loteria de Ohio, com dinheiro proveniente dos fundos federais de auxílio existentes da COVID-19, disse o governador.
O estado também realizará uma loteria semanal a partir de 26 de maio para os mais jovens que obtiveram a vacina COVID-19. Cinco vencedores receberão uma bolsa de estudos completa de quatro anos para uma universidade do Estado de Ohio, que inclui mensalidades, aposentadoria e livros, anunciou DeWine.
Os estudantes podem se inscrever em um portal on-line a partir de 18 de maio. Crianças de até 12 anos agora podem ser vacinadas, depois que a Food and Drug Administration autorizou a vacina Pfizer para aqueles de 12 a 15 anos esta semana.
Mais de 4,8 milhões de pessoas com 18 anos ou mais em Ohio – 53,4% dessa população – receberam pelo menos uma dose da vacina COVID-19, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Em todo o país, 58,7% das pessoas com 18 anos ou mais de idade receberam pelo menos uma dose.
Os prêmios estão entre os maiores incentivos já oferecidos pelos estados para encorajar os residentes a se vacinarem contra a COVID-19. Nas últimas semanas, estados e cidades têm seduzido pessoas com cerveja grátis, pizza, bilhetes de trem e dinheiro para bolsas de estudo.
Estes incentivos poderiam ser a “cenoura” de que as pessoas precisam para se vacinarem, dizem os especialistas, pois a demanda por vacinas cai em todo o país. Os números de vacinação caíram de uma média de mais de 3 milhões de doses diárias administradas há um mês para menos de 2 milhões, de acordo com dados do CDC.
O anúncio de Ohio chega quando o estado também planeja acabar com todas as ordens de saúde da COVID-19 em 2 de junho – inclusive sobre requisitos de máscara e distanciamento social e restrições de capacidade – exceto em lares de idosos e instalações de vida assistida.
“Isto dará a qualquer pessoa que não tenha sido vacinada tempo para obter a vacina de uma dose da Johnson & Johnson ou a primeira dose da Pfizer ou Moderna, e estar bem encaminhada para a imunidade total”, disse DeWine na quarta-feira.
“Agora, levantar estas ordens não significa que o vírus tenha desaparecido”. Isso não significa que estamos todos seguros”, disse ele. “Cada cidadão de Ohio tomará suas próprias decisões sobre o uso de uma máscara e distanciamento social – e quando, para eles, isso for apropriado”.