IGT e a Scientific Games Anunciam Saída da Concessão da Lotex
Foto: Agência Brasil

This post is also available in: English (Inglês)

A IGT Global Services e a Scientific Games Corporation anunciaram em comunicado conjunto que se retirarão da concessão da loteria instantânea, a Lotex, no Brasil. As empresas venceram a licitação em outubro de 2019.

Além da concessão, as empresas queriam firmar um contrato de distribuição com a Caixa Econômica Federal, banco estatal e operadora da maior rede lotérica do país. Porém, apesar de fechar um contrato, “a Caixa não autorizou a sua execução no prazo da concessão”, e a joint venture também não recebeu prorrogação do governo.

Em nota, Walter Bugno, EVP de Novos Negócios e Iniciativas Estratégicas da IGT, e Michael Conforti, presidente de Estratégicas Globais da Scientific Games, afirmaram: “os 13.000 pontos lotéricos da rede da Caixa são fundamentais para o sucesso do lançamento do negócio de bilhetes instantâneos no Brasil e sem a rede de distribuição, as empresas não estavam preparadas para seguir em frente”.

Além disso, no dia 30 de setembro, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o monopólio da loteria administrado pelo governo federal era inconstitucional, portanto, cada um dos 26 estados e o Distrito Federal provavelmente desenvolverão loterias estaduais.

A decisão judicial e a falta de acordo finalizado com a Caixa levaram as empresas a se retirarem, afirmando que, “apesar de estarem plenamente preparadas para cumprir todas as condições financeiras e não financeiras do contrato de concessão, a gestão prudente do capital determina que nos retiremos do processo para reavaliar a forma de implementação de um modelo de operações lotéricas no Brasil”.

Entretanto, as empresas pontuaram que há possibilidade de retomada do processo caso o governo conceda prorrogação para a Caixa autorizar e firmar contrato.

A concessão da Lotex

A Lotex, popularmente chamada de raspadinha, é uma modalidade lotérica na qual o apostador descobre imediatamente se foi premiado. A expectativa é que esse jogo possa render mais de 15 bilhões de reais por ano, enquanto a União retém 16,7% da receita bruta.

Promovido no ano passado, o leilão foi celebrado pela equipe econômica porque foi adiado em cinco ocasiões anteriores. O consorcio vencedor foi a Estrela Instantânea, composto justamente pela empresa inglesa IGT e a norte-americana Scientific Games.

This post is also available in: English (Inglês)