Coronavírus Colômbia Suspende Sorteios Lotéricos e Jogos de Azar
Foto: Instituto Kailua

Nesta quarta-feira, 24, o Ministério das Finanças da Colômbia publicou um decreto que suspende temporariamente a realização de sorteios de jogos de azar, como concursos lotéricos. A ação foi promovida para tentar frear a disseminação do novo coronavírus, em todo o país. A norma fica em vigor até o fim da emergência de saúde.

A medida foi adotada depois que as 14 loterias da Colômbia solicitaram oficialmente a Coljuegos a suspensão total dos sorteios, já que a maioria das pessoas que vende esses jogos não possui um estabelecimento físico. Sendo assim, a comercialização se sucede com vendas nas ruas.

De acordo com estimativos do setor, há cerca de 10.000 cidadãos envolvidos na venda de loteria em todo o território nacional e mais da metade tem mais de 60 anos de idade. Ou seja, esses trabalhadores estão dentro do grupo de risco apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“O isolamento social é a principal ferramenta de combate à disseminação do coronavírus, razão pela qual, para garantir o direito fundamental à saúde, foram alteradas as datas dos sorteios programados para os meses de março e abril de 2020”, consta no documento emitido pelo órgão vinculado ao governo colombiano.

Impactos da suspensão dos concursos lotéricos na Colômbia em meio ao coronavírus

Dessa forma, as loterias de Bogotá, Cruz Roja, Cundinamarca, Huila, Manizales e Meta não realizarão seis sorteios que planejavam entre março e abril, enquanto as loterias de Boyacá, Quindío, Risaralda, Santander, Valle, Tolima e Medellín cancelarão os cinco concursos programados.

Essa medida levará o setor a deixar de receber cerca de 50 bilhões de pesos por mês (em torno de 12 milhões de dólares), e é preciso lembrar que 30% dessas receitas vão para a saúde dos colombianos. Sendo assim, as autoridades locais já estão se planejando para encarar um déficit de 15 milhões de pesos de lucros no segmento de saúde pública.