Concessão da Lotex é Arrematada Por Consórcio Internacional por 15 Anos
Foto: Divulgação Loterias Caixa

O consórcio Estrela Instantânea acaba de faturar a concessão válida por 15 anos da Loteria Instantânea Exclusiva, a famosa Lotex. A única participante do leilão realizado na B3 deu o lance mínimo com parcela inicial de quase R$ 97 milhões. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira, 22 de outubro.

Chamada popularmente de raspadinha, a Lotex era administrada pela Caixa Econômica Federal, instituição que possui o monopólio da categoria no território nacional. De acordo com o Ministério da Economia, depois da primeira parcela, serão exigidas outras sete quantias fixas por ano em torno de R$ 103 milhões, tendo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) como base.

Processo de concessão da Lotex

Segundo informações da Agencia Brasil, o Governo Federal optou por flexibilizar as demandas para participação no leilão da Lotex após a falta de empreendimentos interessados no processo aberto no mês de maio.

A quantidade de parcelas para a companhia vencedora foi duplicada de quatro para oito. Todavia, o tamanho mínimo das organizações foi diminuído. No lugar de um lucro de ao menos 1,2 bilhão de reais com loterias nos mesmos moldes, os participantes do leilão teriam de comprovar faturamento na casa dos 560 milhões de reais.

Vale salientar que o processo de concessão da Lotex já durava mais de 36 meses. Em janeiro de 2016, a loteria foi adicionada ao Programa Nacional de Desestatização. Meses depois, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi incumbido pela realização e monitoramento do processo.

Na metade do ano passado, a primeira tentativa de colocar a raspadinha em leilão não contou com nenhum interessado.

Saiba mais sobre o consórcio vencedor

O consórcio Estrela Instantânea é composto pela empresa International Game Techology (IGT), dos Estados Unidos, e a Game International (SGI), da Itália. Apesar do controle de um grupo italiano, a companhia tem sede na cidade de Londres, na Inglaterra.

A parceria conta com 80% de participação no cenário mundial de loterias instantâneas com movimentação de mais de 80 bilhões de dólares por ano, conforme um dos representantes do consorcio vencedor da concessão da Lotex.