Um apostador britânico faturou nesta terça-feira (8) o incrível prêmio de 190 milhões de euros (cerca de 850 milhões de reais) na loteria Euromillions, que é jogada em alguns países da Europa.
Considerado o prêmio máximo desta loteria, esta é apenas a quarta vez desde 2012 que uma aposta conquista essa bolada, que engloba França, Reino Unido, Espanha, Portugal, Bélgica, Irlanda, Áustria, Suíça e Luxemburgo.
As outras três vezes em que o prêmio saiu ocorreram em 10 de agosto 2012, também no Reino Unido, 24 de outubro de 2014, em Portugal, e 6 de outubro de 2017, na Espanha.
O prêmio desta edição estava acumulado desde o dia 23 de julho passado e alcançou o valor máximo de 190 milhões de euros em 24 de setembro.
A operadora da Loteria Nacional Camelot, disse que a fortuna de aproximadamente 190 milhões de euros foi ganha por um único titular.
Portanto, o dono da fortuna ainda não foi divulgado e ainda não se sabe o paradeiro do dinheiro.
Os números vencedores escolhidos foram 7, 10, 15, 44 e 49, com 3 e 12 selecionados para os números de estrelas da Sorte.
Essa fortuna dará assim, a seu dono um lugar na lista do Sunday Times das 1.000 pessoas mais ricas que vivem no Reino Unido.
Euromillions
O Euromillions é uma loteria jogada em alguns países europeus. Foi lançada no dia 7 de Fevereiro de 2004. O primeiro sorteio ocorreu em Paris, no dia 13 de Fevereiro de 2004. Inicialmente, os países que integravam esta lotaria eram o Reino Unido, França e Espanha, mas a partir do 8 de Outubro de 2004, o grupo alargou-se, com a inclusão da Áustria, Bélgica, Irlanda, Luxemburgo, Portugal e Suíça.
Em Portugal, a entidade detentora do Euromillions é a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que aproveita assim grande parte dos lucros obtidos com a venda das suas lotarias para caridade.
Até maio de 2011 os sorteios aconteciam todas as sextas-feiras em Paris. Nessa época passou a haver assim, também um sorteio às terças-feiras, passando a existir dois sorteios semanais, ambos às 20:45. Foram também introduzidas alterações no número de estrelas, que passaram de nove (9) para doze (12) e a introdução de uma 13.ª categoria de prêmio (com o acerto em apenas dois dos números sorteados).
Cada coluna do boletim de jogo custa € 2,50 na maioria dos países supracitados. No Reino Unido, o preço equivalente em libra esterlina é o mesmo arredondado, embora lá custe £2,50 desde que o Euromillions começou. Na Suíça, em franco suíço, o preço é de CHF3,50. Os prêmios, exceto o “Jackpot”, tomam valores de acordo com a quantidade de participantes que cada país teve.