Recentemente, uma lista com 17 empresas estatais foi anunciada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, com intuito de serem privatizadas ainda neste ano. A Loteria Instantânea Exclusiva, a Lotex, faz parte deste grupo de empreendimentos.
A Lotex, a popular raspadinha, já poderia ter sido vendida no ano passado ainda no governo de Michel Temer. Inicialmente, o Governo Federal aguardava comercializar o monopólio, já que somente a União pode explorar loterias. O valor estimado foi de 1,4 bilhão de reais em um primeiro momento.
Depois de realizar pesquisas mais aprofundadas, a equipe econômica notou que não teria interessados e refez as normas. A partir daí, o Governo reduziu a previsão de receita para aproximadamente 600 milhões de reais. Apesar disto, a Lotex não atraiu interessados quando foi a leilão. A expectativa é que a situação seja diferente desta vez.
Saiba mais sobre a Lotex
De acordo com o site oficial, a Lotex se refere a uma modalidade de loteria na qual o apostador descobre prontamente ao raspar o cartão, se faturou alguma premiação ou não. Além disso, a Lotex é temática e abrange marcas, emblemas, hinos, símbolos, escudos e parecidos com às clubes e associações de futebol.
O Governo Federal arrecadou cerca de 13 bilhões com todas as modalidades de loterias em 2016. A partir daí, a destinação para projetos e ações sociais girou em torno de 6 bilhões de reais. Atualmente, o impacto das loterias na economia nacional fica em 0,21$ do PIB. Mundialmente, as loterias movimentam mais 260 bilhões de dólares anualmente.
Lista completa das estatais anunciadas por Paulo Guedes
- Casa da Moeda
- Eletrobras
- Lotex (Loteria Instantânea Exclusiva)
- Telebras
- Correios
- Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo)
- Ceasaminas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais)
- Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo)
- Emgea (Empresa Gestora de Ativos)
- ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias)
- Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados)
- Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social)
- CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos)
- Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.)
- EBC (Empresa Brasil de Comunicação)
- Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada)
- Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo)