Proposta visa regulamentar os eSports no Espirito Santo
Deputado estadual Emílio Mameri (PSDB-ES) é o autor do projeto. Foto: PSDB

O segmento de eSports no Espírito Santo pode apresentar novidades em breve. Um projeto de lei (PL) foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Alesc) a fim de incentivar a prática, além de regulamentar todos os adeptos como atletas.

De acordo com o texto, com a regulamentação dos esportes eletrônicos, os atletas ganharão mais chances para que existe uma legislação, como já ocorre com as demais categorias esportivas.

Segundo matéria da Folha Vitória, o projeto ainda salienta que o Espírito Santo já oferece o status de fomentador da atividade esportiva para Confederação, Federação e outras organizações que ajudam a normatizar a prática competitiva da modalidade.

Além disso, o dia 24 de junho também ficará conhecido como o Dia Estadual do Esporte Eletrônico. A marca remonta a criação da empresa ‘Atari’, uma das grandes organizações que contribuíram para popularização dos videogames ao redor do planeta.

Deputado Emílio Mameri é o autor do projeto de lei voltado aos eSports  

O deputado estadual Emílio Mameri (PSDB-ES) é o idealizador da proposta. Conforme o político capixaba, o projeto de lei também tende a ser relevante para auxiliar na melhoria das relações entre os atletas do segmento.

“O esporte virtual, bem como qualquer outra prática esportiva, tem a capacidade de fomentar a boa convivência humana e o desenvolvimento intelectual e cultural dos participantes. Regulamentando-o, estaremos potencializando essas capacidades e dando a oportunidade para que os atletas possam ter uma legislação como nos demais esportes”, afirmou Mameri.

Ele acrescentou: “O crescimento do e-sport no Brasil nos motivou a regulamentar e incentivar a prática aqui no Espírito Santo”. Sendo assim, a proposta será repassada às comissões dentro da Assembleia Legislativa.

Os esportes eletrônicos apresentam campeonatos de jogos eletrônicos, onde os competidores, que integram uma equipe profissional, são acompanhados pelo público tanto de forma presencial quanto virtual, através de vários canais de stream online e até mesmo em emissoras de televisão aberta e fechada.