ITIA bane o tenista venezuelano Roberto Maytín por 14 anos

O tenista venezuelano Roberto Maytín está proibido de participar de qualquer atividade relacionada ao esporte pelos próximos 14 anos, após admitir violações às regras do Programa Anticorrupção do Tênis (TACP).

A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) – um órgão independente que visa promover, incentivar, aprimorar e salvaguardar a integridade do tênis profissional em todo o mundo – puniu o jogador com o banimento, além de uma multa de 100 mil dólares.

Maytín, que alcançou a sua melhor classificação na Associação de Profissionais do Tênis (ATP) em duplas, ficando no 86º lugar em 2015, está agora proibido de jogar, treinar ou integrar qualquer evento de tênis sancionado pelos órgãos responsáveis pela modalidade pelos próximos 14 anos.

O jogador teria desrespeitado o regulamento esportivo por envolvimento com manipulação de resultados: “Nenhuma pessoa deve, direta ou indiretamente, planejar ou tentar arquitetar o resultado ou qualquer outro aspecto de qualquer evento”, e “nenhuma pessoa deve, direta ou indiretamente, solicitar ou aceitar qualquer dinheiro, benefício ou ação com a intenção de influenciar negativamente os melhores esforços de um jogador em qualquer evento”.

A questão foi tratada conforme o Programa Anticorrupção do Tênis 2021, que permite que a ITIA aplique uma sanção a um esportista na admissão de culpa, sem a necessidade de uma audiência formal.

Sobre a ITIA

A Agência Internacional de Integridade do Tênis é uma entidade criada em 2021 pelos Órgãos Diretivos Internacionais do Tênis para proteger a integridade do esporte em todo o planeta. Sendo assim, a organização é apoiada pelas sete principais partes interessadas do esporte – a Federação Internacional de Tênis, ATP, WTA, Aberto da Austrália, Aberto da França, Wimbledon e o Aberto dos Estados Unidos.

O ITIA oferece educação anticorrupção baseada em valores para informar, educar e proteger todos os envolvidos pelas regras. E atua em estreita colaboração com o esporte, para evitar que potenciais corruptos impactem negativamente o jogo. Os infratores estão sujeitos a proibições vitalícias e multas de até US$ 250.000.