O regulador de jogos da França, L’Autorité Nationale des Jeux (ANJ) substituiu a antiga L’Autorité Nationale de Régulation des jeux en ligne (ARJEL), reunindo todos os regulamentos de jogos do país. A partir de agora, a ANJ apontará novos caminhos para o mercado local.
Um dos focos neste novo ano será a revisão da maioria das políticas públicas de jogo e a entidade confirmou que planeja colocar muita ênfase na proteção do consumidor.
A ANJ pretende desenvolver políticas que irão minimizar o “jogo excessivo” enquanto “melhoram a proteção aos jovens”. Isso faz parte da nova estrutura da agência para formar uma indústria de jogos mais segura, combatendo o que acredita ser um aumento no jogo problemático.
Embora o número de jogadores tenha permanecido relativamente no mesmo patamar ao longo dos anos, houve um aumento no número de jogadores de alto risco, com a quantidade subindo de 200 mil para 370 mil de 2014 até os dias de hoje.
ANJ deve apontar novas medidas para mercado francês
Como resultado desse aumento, a ANJ quer dedicar grande parte de seus esforços às questões de saúde pública, que usará como base para a definição de novas regulamentações para o mercado francês.
A entidade começou a trabalhar com o Ministério da Solidariedade e Saúde (MSH) para criar “um quadro que reafirme os objetivos das políticas públicas, bem como para promover uma abordagem regulatória inovadora que reúna todos aqueles preocupados em torno da proteção dos jogadores”.
E acrescentou que também espera desenvolver controles unificados para orientar a “oferta e consumo de jogos que são oferecidos aos consumidores franceses”. A ANJ, no entanto, não esclareceu quais tipos de controles pretende implementar.
Além disso, a ANJ está realizando um trabalho em parceria com a União Nacional de Associações de Família da França (UNAF). O objetivo é desenvolver mercado de jogo mais consciente e responsável.
Isso porque a UNAF tem muito poder na França, influenciando regulamentações para proteção ao consumidor e práticas de negócios a fim de promover um ambiente mais seguro para a unidade familiar.
Embora o ANJ não tenha fornecido detalhes sobre como planeja reformular as leis de jogos no país, controles mais rigorosos devem estar a caminho. A entidade pode exercer um papel semelhante a reguladores de outros países, como ocorreu recentemente no Reino Unido.