Paulo Guedes Quer Legalização de Jogos de Azar para Alavancar Turismo
Foto: Agencia Brasil

Paulo Guedes, o ministro da Economia, apoiou a legalização dos jogos de azar em território nacional na reunião ministerial ocorrida em 22 de abril.

O pronunciamento de Paulo Guedes vai de encontro ao que disse o ministro do turismo, Marcelo Álvares Antonio, que levantou a questão.

No entanto, Damares Alves (ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos) fez uma ponderação de que a liberação do segmento poderia ser acatada se o governo tomasse as medidas devidas para que os cassinos não sejam utilizados para lavagem de dinheiro.

Vale salientar que a legalização dos jogos de azar no Brasil ainda esbarra na opinião desfavorável dos integrantes da chamada ‘Bancada Evangélica’ no Congresso Nacional, todavia Damares também é evangélica.

Ao longo da reunião ministerial, Guedes reforçou que a indústria de jogo deveria ser permitida como uma maneira de fortalecer o turismo em todo o país.

Além disso, ele comentou que pode implementar uma série de fatores a fim de impedir que pessoas de baixa renda perdessem dinheiro nesses estabelecimentos de jogo.

Paulo Guedes afirma que jogos de azar tendem a fortalecer turismo nacional

“O problema do jogo lá nos recursos integrados. Tem problema nenhum. São bilionários, são milionários. Executivo do mundo inteiro. O cara vem, é… fazem convenções … olha, a … o … o turismo saiu de cinco milhões em Cingapura pra trinta milhões por ano. O Brasil recebe seis. Uma pequena cidade recebe es … trinta milhões de turistas. O sonho do presidente de transformar o Rio de Janeiro em Cancún lá, Angra dos Reis em Cancún . Aquilo ali pode virar Cancún rápido. Entendeu? A mesma coisa aí Espanha. Espanha recebe trinta, quarenta milhões de turistas. Isso aí é uma cidade da Ásia. Macau recebe vinte e seis milhões hoje na … na China. Só por causa desse negócio. É um centro de negócios. É só maior de idade. O cara entra, deixa grana lá que ele ganhou anteontem, – ele deixa aquilo lá, bebe, sai feliz da vida. Aquilo ali num atrapalha ninguém. Aquilo não atrapalha ninguém. Ô Damares. Damares. Damares. Deixa cada um … Damares. Damares. O presidente, o presidente fala em liberdade. Deixa cada um se foder do jeito que quiser. Principalmente se o cara é maior, vacinado e bilionário. Deixa o cara se foder, pô! Não tem … lá não entra nenhum, lá não entra nenhum brasileirinho. Não entra nenhum brasileirinho desprotegido. Entendeu?”, afirmou Guedes.

Damares acabou apoiando o plano de Guedes, mas fez uma exigência para o desenvolvimento de mecanismos de prevenção e fiscalização relacionadas aos jogos de azar.

“Se a Controladoria-Geral da União (CGU) concordar. Se a CGU tiver como controlar a entrada e a saída do dinheiro. Se não tiver como lavar dinheiro sujo lá”, afirmou a ministra.