Clubes Empresas Ideia de Rodrigo Maia é apresentada aos Times de SP
Foto: Twitter Rodrigo Maia

Hoje em dia, diversos times tradicionais do futebol nacional enfrentam dificuldades financeiras. Por isso, uma proposta do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia está sendo debatida entre entidades, clubes e pessoas do meio. Trata-se da possibilidade de clubes empresas no território nacional.

O tema pautou um encontro na Federação Paulista de Futebol (FPF) neste dia 5 de setembro. Os quatro principais times do estado (Palmeiras, São Paulo, Santos e Corinthians) compareceram a reunião, que virou matéria no portal Yahoo Esportes, assinada por Eduardo Ohata. Confira a seguir!

Ideia de clubes empresas no futebol brasileiro. Entenda!

Os principais dirigentes do futebol paulista se reuniram nesta quinta (5) na sede da Federação Paulista de Futebol para ouvir os principais pontos da proposta de clube-empresa pilotada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Além do presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, e do vice Mauro Silva, os presidentes Andrés Sanchez (Corinthians), Carlos Augusto Barros e Silva (São Paulo), José Carlos Peres (Santos) estiveram presentes, e o Palmeiras foi representado pelo advogado do clube, André Sica, já que o evento aconteceu no mesmo horário da apresentação novo treinador do Palmeiras, Mano Menezes.

O deputado Pedro Paulo foi o porta-voz da proposta em nome de Maia, que tocou em três pontos principais para os clubes que aderirem ao formato de clube-empresa:

1) A possibilidade de um novo Refis, com prazo de até 240 meses para saldar as dívidas fiscais.

2) A permissão para os clubes de futebol se beneficiarem da Lei de Incentivo Fiscal, possibilidade atualmente aberta apenas a clubes sociais.

3) Possibilidade dos clubes entrarem com pedido de recuperação judicial.

Em sua explanação para os cartolas presentes, Pedro Paulo ressaltou que a ideia é “construir uma proposta ao Parlamento que ajudará a salvar e profissionalizar muitos clubes, transformando-os em empresas, mas sem perder toda sua história e tradição”.

“Podemos destravar todo o potencial que tem o futebol brasileiro; essa missão me foi dada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que tomou a decisão política de buscarmos uma solução responsável, moderna e efetiva”, explicou o deputado.

Além dos representantes dos quatro grandes, prestigiaram o encontro Gustavo Vieira de Oliveira (Botafogo), Palmeron Mendes Filho e Ricardo Moisés (Guarani), José Armando Abdalla Junior (Ponte Preta) e Ernesto Garcia (Oeste), entre outros.

A federação tem tomado a frente em discussões como alternativas para os clubes lucrarem com a legalização das apostas esportivas, a volta das bebidas ao estádios de futebol etc.