A Câmara Municipal de Porto Alegre analisa um projeto de lei que pode transformar os esportes eletrônicos na capital gaúcha. O vereador Márcio Bins Ely (PDT) lidera a proposta, que visa instituir a Política Municipal de Incentivo à Prática Profissional de Esportes Eletrônicos (eSports).
Benefícios e incentivos previstos para os eSports
O projeto busca profissionalizar os eSports e atividades relacionadas. Entre os objetivos estão incentivar o comércio de hardwares e softwares, realizar eventos competitivos e desenvolver a economia local. Em resumo, Porto Alegre pode se tornar um polo de competições de jogos eletrônicos.
O texto prevê diversas ações para fomentar o setor. Entre elas estão:
- Organização e estruturação de circuitos de competição;
- Exposição de novas tecnologias ligadas aos esportes eletrônicos;
- Concessão de créditos e benefícios tributários para atletas profissionais e empresas do setor.
Além disso, os atletas de eSports terão os mesmos direitos e obrigações dos profissionais de esportes tradicionais. Eles também terão acesso a financiamento e patrocínios.
Cultura gamer e investimentos na cidade
De acordo com Bins Ely, a proposta tem como meta “consolidar Porto Alegre como uma cidade que valoriza a cultura gamer, fortalecer os esportes eletrônicos e valorizar a prática profissional”.
Na justificativa do projeto, o vereador reforça a importância da iniciativa para atrair investimentos.
“O Estado é capaz de construir pontes para facilitar a atração de investimentos e a consolidação de um polo de eSports e uma agenda de eventos no Município. E o primeiro passo em direção a esse objetivo é igualar os esportes eletrônicos aos esportes tradicionais, bem como os atletas profissionais de eSports aos atletas de modalidades convencionais.”
Então, se aprovado, o projeto colocará Porto Alegre no mapa dos grandes eventos de eSports no Brasil. Certamente abrirá novas oportunidades para jogadores, empresas e investidores do setor de iGaming.