O Conselho Executivo (EB) do Comitê Olímpico Internacional (COI) está propondo a criação dos “Jogos Olímpicos de eSports” para a 142ª Sessão do COI, que será realizada durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, quando os membros do votarão sobre essa proposta.
A entidade já está em discussões avançadas com um possível anfitrião, e um anúncio pode ser esperado muito em breve, depois que as últimas formalidades forem finalizadas.
COI entra na revolução digital com jogos virtuais
“Com a criação dos Jogos Olímpicos de eSports, o COI está dando um grande passo à frente e acompanhando o ritmo da revolução digital. Estamos muito animados com o entusiasmo com que a comunidade de eSports representada em nossa Comissão de eSports se envolveu com essa iniciativa. Essa é mais uma prova da atratividade da marca olímpica e dos valores que ela representa”, disse o presidente do COI, Thomas Bach.
Ou seja, o COI tem se envolvido com os esportes eletrônicos desde 2018 de uma forma holística. A instituição escolheu uma abordagem que permite que a organização seja bem-sucedida no espaço dos esportes eletrônicos. Dessa forma, o comitê manteve-se fiel aos valores que o guiaram por mais de um século.
“Com relação aos esportes eletrônicos, nossos valores são e continuam sendo a linha vermelha que nunca cruzaremos”, disse o presidente do COI.
O primeiro envolvimento do COI com a comunidade de eSports foi a organização do eSports Forum em 2018 em Lausanne, seguido pela criação de um eSports Liaison Group como uma plataforma para se envolver com todas as partes interessadas em eSports.
Posteriormente, esse grupo foi transformado na Comissão de eSports do COI, presidida pelo membro do COI David Lappartient. Então, em 2021, o COI desenvolveu a Olympic Virtual Series, o primeiro projeto piloto do COI em esportes eletrônicos.
Sucesso da Semana Olímpica de eSports foi decisiva
Com base nos aprendizados dessa Série Virtual Olímpica, o COI lançou a Semana Olímpica de eSports em Cingapura, em junho de 2023, que reuniu as comunidades olímpicas e de eSports. Um dos destaques da Semana Olímpica de eSports foram as emocionantes finais ao vivo. Elas foram criadas em colaboração com as Federações Esportivas Internacionais (IFs) e os editores de jogos.
Assim, mais de 130 jogadores de todo o mundo se reuniram para competir no espírito olímpico no palco global, em 10 eventos de categorias de gênero misto. Os jogadores foram aplaudidos por uma casa cheia de fãs em Cingapura, com toda a ação transmitida online.
Portanto, incluindo as eliminatórias, a iniciativa atraiu mais de 500.000 participantes únicos e gerou mais de seis milhões de visualizações da ação ao vivo em todos os canais. O público mais jovem dominou a transmissão com 75% das visualizações de pessoas entre 13 e 34 anos.
Após esse sucesso, em outubro passado, o presidente do COI encarregou a Comissão de eSports de estudar a criação de “Jogos Olímpicos de eSports”. Em tempo recorde, a Comissão voltou com uma proposta muito concreta.
Na reunião do Comitê Executivo foi destacado que essa organização deve acontecer em uma estrutura dedicada completamente nova dentro do COI. Ou seja, claramente separada do modelo organizacional e financeiro dos Jogos Olímpicos.
No entanto, o Comitê Executivo do COI enfatizou que as instituições internacionais já envolvidas em uma versão eletrônica de seu esporte que está sendo considerada para inclusão nos “Jogos Olímpicos de eSports” seriam os primeiros parceiros do COI. Assim, o mesmo acontecerá com os Comitês Olímpicos Nacionais que incluírem os esportes eletrônicos em suas atividades.