Esports são esportes? A divergência de opiniões entre a ministra do Esporte a o COI
Esports são esportes? A divergência de opiniões entre a ministra do Esporte a o COI. Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Atual ministra dos Esportes, a ex-jogadora de vôlei Ana Moser está lidando com uma polêmica com o segmento de jogos eletrônicos: eSports são esportes ou não? Como autoridade federal, ela não considera uma atividade esportiva, mas uma forma de entretenimento.

Em entrevista recente ao programa Esporte Espetacular, da TV Globo, Ana Moser tocou novamente no tema: “Hoje, efetivamente, não é esporte. Isso é um processo que independe de mim”.

“Dentro do fenômeno, a área esportiva tem um formato que tem a questão do movimento. O esporte é movimento, isso é um fenômeno biopsicossocial, e o bio é muito importante. Como fenômeno científico, biológico, ele tem o movimento”, complementou.

eSports são esportes? COI supera debate e começa a dar abertura ao segmento

Já o Comitê Olímpico Internacional (COI) está alterando a sua postura e concedendo abertura dentro do programa olímpico, incluindo os jogos eletrônicos de modo gradual.

“Os esportes eletrônicos ainda são novidade no Ocidente. Eles já apareceram mais de uma vez nos jogos asiáticos, com direito a medalhas. O movimento olímpico cedeu um pouco à pressão dos jogos eletrônicos”, disse Guilherme Vieira, membro do Grupo de Estudos Olímpicos da USP e pesquisador de eSports e educação, ao Portal G1 e reproduzido pelo Metrópoles.

“Embora muitos esperassem avanços nas Olimpíadas de Tóquio, não houve nada relevante. Agora, há especulações sobre um possível avanço da pauta dos esportes eletrônicos nas Olimpíadas de Los Angeles em 2028, uma região muito ligada à tecnologia e ao desenvolvimento desses jogos”, acrescentou.

De acordo com o especialista, o COI já superou qualquer debate relacionado a essa pauta. Se os eSports são esportes ou não, já não importa tanto a organização definir, uma vez que está focada na continuidade dos Jogos Olímpicos a longo prazo.

Por isso, três modalidades (skate, surfe e escalada) com apelo junto ao público mais jovem estrearam na última edição e o breaking estará em Paris-2024. “A ideia fundamental é atrair o público jovem e integrá-lo ainda mais ao evento. Sem contar com o salto de audiência que vem a reboque”, concluiu Vieira.

COI amplia evento dedicado aos esportes eletrônicos

Vale lembrar que Comitê Olímpico Internacional recentemente apresentou nove jogos que integrarão o Olympic Esports Series 2023, evento de esportes eletrônicos cujas decisões serão realizadas, pela primeira vez presencialmente, na Semana Olímpica de eSports, em Singapura, de 22 a 25 de junho.

Os jogos anunciados são simuladores virtuais de modalidades esportivas tradicionais e/ou envolvem atividade física. A Semana Olímpica de eSports contará, além das finais do Olympic eSports Series, com exibições de tecnologia, jogos de demonstração e painéis de debate entre especialistas. A programação completa será divulgada em abril.